quinta-feira, 4 de julho de 2013

Visita virtual aos países da Copa das Confederações


O nosso Brasil mais uma vez fez bonito no futebol (pelo menos nisso, não é, pessoal?)! Foi tetracampeão na Copa das Confederações de 2013.
 Enquanto os jogos aconteciam, meus alunos dos 6ºs anos foram convidados a realizarem uma viagem virtual, via googlemaps e etc e tal, pelos países participantes do torneio. Esse time também é campeão no interesse, na participação ativa e na construção de novos saberes. 
Nesse tour por cinco continentes, essa galera espera, seguiu o seguinte roteiro:

esportes.tvabcd.com.br

Que países são esses?
São os classificados para a Copa das Confederações.
O Brasil é o país-sede deste “trailer” da Copa do Mundo de 2014.
Vamos dar um passeio pelo território dos nossos visitantes?
  
Atenção, moçada!

   A Copa de 2014 está chegando... A Copa das Confederações já está acontecendo. Tantos países estão nos visitando. Tantas culturas diferentes. Tem povos do hemisfério norte e do hemisfério sul, Orientais e ocidentais... Para recebê-los melhor, precisamos conhecer um pouco mais sobre esses países que irão fazer a festa do futebol no nosso Brasil.
   Então, vamos fazer um tour pelo Planeta Terra!!! Vamos ver “de perto”  maravilhosas paisagens,  costumes dos diferentes povos. A diversidade é tanta, que não dá para listar...
  Nossos meios de transporte serão a internet, jornais e revistas. Embarque em sites confiáveis e blogs interessantes. Cuidado com as informações da Wikipédia!!!
  Coloque na bagagem muito interesse e disposição para navegar vigorosamente pelo googlemaps e passear pelos textos e imagens da net, de jornais e  revistas.
  Nosso destino? Países que estão participando da COPA DAS CONFEDERAÇÕES.
  Vocês farão paradas na Europa, na Ásia, na África, no Oceania, na Antártida e por fim, conheça melhor os países da nossa América. Ah... Registre o nome dos oceanos que “sobrevoarem” pelo trajeto.
   O que vamos descrever?
   “Fotografe” paisagens naturais (relevo, vegetação, hidrografia, etc...) e humanizadas (campos e cidades e suas principais atividades econômicas) de cada um desses países. Visite as capitais e, como a “viagem” é sua, fique à vontade para escolher os outros lugares que serão visitados.

Mas atenção às orientações a seguir!

# O Trabalho de Campo Virtual deverá conter:

  1. Capa (Registre: nome da escola, título centralizado, nome do aluno, disciplina, professora, data)
  2. Introdução (Produza um texto citando a proposta deste trabalho, os objetivos, como farão a viagem e quais lugares serão visitados.)
  3. Mapa com a localização dos OITO países “visitados”.
  4. Diário de bordo, contendo além das informações  sobre DUAS cidades de cada país (capital e outra a sua escolha),“fotos” tiradas na “viagem” contendo legenda com sua descrição.

     5. Dicas de organização:
- Primeiro escolha as cidades que serão visitadas.
- Crie uma tabela para registrar informações sobre:
  - Localização (nome dos países com suas DUAS CIDADES, continente e hemisfério em que se encontram.)
  - Aspectos naturais predominantes (formas de relevo, vegetação, principais rios e sua utilização pela sociedade, tipo de clima,..)
 - Catástrofes naturais (Verifique se o país está em áreas sujeitas a ocorrência de  terremotos, tsunamis e vulcões. Pesquise como o governo do país se previne dessas catástrofes).
 - Aspectos econômicos (principais atividades econômicas do país, principais pontos turísticos)
   - Pesquise sobre o PIB (Produto Interno Bruto) e IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de cada país. Com essas informações saberemos se o país é rico ou pobre e, principalmente, se a riqueza gerada pelo trabalho das pessoas é bem distribuída pela população.

Importante!  A pesquisa será feita na internet, mas os textos serão produzidos por você, como um diário de bordo, com você como personagem principal e narrador da sua aventura pelo mundo. (A cópia não favorece a aprendizagem, e plágio é crime, ok?)

6.Conclusão (Descrição da impressão que a “viagem” com suas descobertas lhe
causou. De modo geral, o que vocês aprenderam sobre os países pesquisados?).
       7. Referência bibliográfica

Sites para pesquisa e produção do seu DIÁRIO DE BORDO:
http://www.suapesquisa.com/paises


DATA DE EMBARQUE: 19/06/2013  
    
      DATA DE CHEGADA (Entrega e socialização): 09/07/2013


Aconteceu no mundo?! É SHOWGRAFIA!!!

Apertem os cintos e...
Boa viagem!!!     
                                                Profª Cida

Já comecei a receber "cartões" (Risos!)
Tóchaku shimashita, watashi ha Nihon iru iu yo! *Cheguei,estou no Japão!* kkkkkkkk' Fessora amei a parte do Japão. Pus como ponto turístico a Tokyo Disneyland,muito legal! Bjs, Willian, 616

Legal, Willian! Continue a sua viagem! Mande notícias... kkkk

Prooof , tô continuando! kkkkkkk' Agora, #Partiu Itália! Benvenuto, stranieros! kkkkkk'
 (Bem vindo, estrangeiros!) bjoos, Willian, 616

2 comentários:

  1. Tóchaku shimashita, watashi ha Nihon iru iu yo! *Cheguei,estou no Japão!* kkkkkkkk' Fessora amei a parte do Japão. Pus como ponto turístico a Tokyo Disneyland,muito legal!

    Bjs,
    Willian, 616

    ResponderExcluir
  2. Prooof , tô continuando! kkkkkkk' Agora, #Partiu Itália!
    Benvenuto, stranieros! kkkkkk' (Bem vindo, estrangeiros!)

    bjoos,
    Willian, 616

    ResponderExcluir