Dialogando e aprendendo

Querido(a)s colegas, professores de Showgrafia e ou outras disciplinas da área de Ciências Humanas...

Sabe aquela aula que você vivenciou e achou que foi Show?!... Então... Descreve a sua sequência didática aqui pra gente... Vamos iniciar uma corrente em prol desta ideia que nós acreditamos!

Se você é aluno e também tem uma experiência bacana vivenciada nas suas aulas de Showgrafia, etc e tal, conta pra gente... Seja também um forte elo desta corrente!

O primeiro objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas, e não simplesmente de repetir o que outras gerações fizeram – pessoas criativas, inventivas e descobridoras. O segundo objetivo da educação é formar mentes que possam ser criticas, possam verificar e não aceitar tudo que lhes é oferecido. ”(Piaget)
Abraços carinhosos...


DOMINGO, 13 DE NOVEMBRO DE 2011.


PARA O 6º ANO
RETROSPECTIVA 2011

                        

      Durante este ano letivo, conhecemos várias paisagens terrestres- lindas e ameaçadas. Planície alagável no Pantanal Mato-grossense sendo danificada pelo turismo, bacias hidrográficas em pleno deserto do Saara, extração de minerais em áreas de planaltos, expansão urbana gerando desmatamento de matas ciliares e nascentes de rios, moradias em áreas de risco, rios assoreados e com mortandade de peixes, hidrelétricas trazendo progresso e problemas para muita gente, conhecemos o sofrimento dos sertanejos do semiárido nordestino e o fenômeno da desertificação, vimos neve no sul do Brasil...
    Hoje podemos dizer que somos mais ECOCIDADÃOS. É a Showgrafia estimulando a reflexão e a consciência socioambiental.
   Agora, com a bagagem lotada de conhecimentos, proponho um Seminário onde vocês apresentarão 06 (seis) temas trabalhados em 2011.

  # Como fazer? Siga as orientações abaixo:

1.    Formar 6 (seis) grupos de alunos.
2.    Preparar a apresentação de um dos temas citados acima, a partir de um sorteiro.
3.    Escolher uma forma de apresentação bem criativa para os trabalhos.
4.    Expor o tema indicado, suas causas e consequências para a sociedade, bem como, uma proposta para minimizá-lo, pensando no conceito de desenvolvimento sustentável.
5.    Tempo para a apresentação por grupo: 07 minutos.
6.   
Cole este roteiro em seu caderno de Geografia.
 
Data da apresentação: 24/11.
7.    Critério de avaliação (06 pontos):
- Domínio do conteúdo: 03 pontos
- Capricho e organização com o material apresentado: 02 pontos
- Entrosamento do grupo: 01 ponto

- Quanto à pontualidade: Caso algum grupo não apresente na data marcada, perderá 10% do valor total do trabalho. O não cumprimento ou atraso da atividade deverá ser justificado por escrito, pelo responsável pelo aluno.

# Assinatura do responsável: _________________________________________________________



PARA O 7º ANO

CRIANDO UMA AGÊNCIA DE VIAGENS

    Durante todo o ano descortinamos as belezas naturais e também as criadas pela mão humana presentes em todo o território brasileiro. Conhecemos o nosso país. O nosso chão. A nossa terra.
    Agora, chegou a hora do produto final. Vocês estão sendo desafiados a criarem uma agência de viagens. Será um trabalho em grupo de 6 alunos. Cada grupo irá montar a agência para cada região do Brasil.
 Como será feita a apresentação? Isso é com vocês que já têm o espírito empreendedor. Pensem numa forma bem criativa de apresentar  para os seus colegas de sala e para os estudantes do 5º ano do CECMG os tópicos abaixo referentes a cada região brasileira:

1-    Quatro pontos turísticos
2-    Base física (relevo, vegetação e hidrografia)
3-    Principais aspectos econômicos e culturais
4-    Lembre-se de criar um nome original para a sua agência.

# Importante: O trabalho será desenvolvido extraclasse.
                      Serão sorteados três alunos para apresentarem os trabalhos. Estejam todos muito bem preparados. Confio em vocês!!!
# Valor do trabalho: 06 pontos (Ao final da III Etapa, será tirada a média aritmética das AMP’s)
# Critérios de avaliação: Domínio de conteúdo, postura, criatividade, entrosamento da equipe, capricho   e organização. Adaptação do material apresentado para alunos com necessidades especiais (teremos dois visitantes cegos).
#  Data da apresentação:  25/11/2011, no turno da tarde.          
  Um ótimo trabalho para vocês!



SEGUNDA-FEIRA, 15 DE AGOSTO DE 2011.




  VAMOS FAZER UM TOUR PELA 


     RMVA VIA GOOGLE.MAPS

    
Vamos refazer o nosso trabalho de campo pela Região Metropolitana do Vale do Aço e rever alguns conceitos. Mãos à obra!
1-    Digite o endereço http://maps.google.com.br/ e abra o seu geoatlas na p.76.
2-    Digite a expressão REGIÃO METROPOLITANA DO VALE DO AÇO na barra de busca..
3-    Podemos visualizar os lugares através de mapas ou de imagens de satélite. Clique no modo Satélite, no canto superior direito da página.
4-    A imagem se encontra na escala 1:50 km. Nesta escala, quais informações conseguimos obter da RMVA?
5-    Clique em Timóteo e aumente ainda mais a escala, reduzindo a área visualizada. Chegue a 1:2km. Melhora o nível de detalhamento? Você consegue perceber o Vale – a forma de relevo da nossa região? Qual rodovia corta a nossa a RMVA?
6-    Ainda clicando em Timóteo, escolha a escala 1:20m.
a)    O que podemos identificar agora?
b)    Localize a Prefeitura Municipal de Timóteo.
c)    Sob qual ponto de vista avistamos as construções: vertical, frontal ou oblíquo?
d)    Vá arrastando com a “mãozinha” e passeando pelo nosso município. Localize o seu bairro.
-  “Caminhe” até chegar ao Sindicato dos Metalúrgicos, no bairro Timirim. Ali vamos localizar o CECMG, a feira, o clube Campestre, a igreja, o hospital. Vamos seguindo até Ipatinga, passando pelo bairro Santa Maria, Cemitério, ponte da Amizade (mas não vamos seguir por ela), Aperam, Emalto, ponte velha, Melo Viana, UnilesteMG, Usipa, Horto, Shopping do Vale, Estação Ferroviária,  Usiminas, centro de Ipatinga.
- Neste trajeto, vá seguindo o rio Piracicaba até a sua foz no rio Doce, no Cariru. Perceba se   há presença de matas ciliares em suas margens.
- Identifique na região o Parque Estadual do Rio Doce, uma área de Mata Atlântica preservada.
  f) Recorde o conceito de Região Metropolitana ao percorrerem esse trajeto: conjunto de cidades unidas fisicamente, com forte influência social e econômica entre si, a partir da cidade central.
  g) Agora, localize a Região Metropolitana de Belo Horizonte. Escreva o nome de cinco cidades que compõem essa região. (Geoatlas – p.66)
  h) Vá aumentando a escala até chegar a 1:500m, clicando na palavra Compare o adensamento urbano da nossa capital com o da RMVA. Ainda há muitas áreas verdes preservadas?
  i) Podemos usar o Google.maps como ferramenta para nos indicar um determinado trajeto. Veja como fazer.
      No canto superior esquerdo, clique em como chegar. Digite: Belo Horizonte- Lagoa da Pampulha: o cartão postal da nossa capital. e centro de Belo Horizonte – Avenida Afonso Pena. Observe as características desse trajeto. Explique a presença de tantos viadutos nesta metrópole.
 j) Vamos mudar o trajeto. Digite na barra de busca o nosso novo destino de viagem: Pantanal Mato-grossense – rio Paraguai. Explore a área na escala 1:100m. (Geoatlas – p.56/57)
 l) Agora vamos visitar o rio Nilo – Egito, na região de sua foz em delta, no mar Mediterrâneo. Registre suas características. (Geoatlas – p.100 e 101)

SEGUNDA-FEIRA, 15 DE AGOSTO DE 2011.



CRIAÇÃO DO GEORNAL CULTURAL
- Uma proposta interdisciplinar com Língua Portuguesa -

Aprendendo a fazer...



A função do jornal é basicamente a comunicação. É um dos meios mais rápidos de ficarmos informados a respeito do que acontece no mundo. Dentro do jornal há várias sessões, que por sua vez abrigam vários tipos   de texto.                                                
Genericamente chamamos os textos que se apresentam nos jornais de “matéria”. Normalmente esses textos têm caráter informativo. As informações são apresentadas em ordem decrescente de importância ou relevância, seguindo assim o uma técnica chamada pirâmide invertida.
O primeiro parágrafo do texto é chamado de “lide” ou “lead” (inglês) e carrega o conteúdo mais denso da matéria, as principais informações. Esse recurso é usado para que as pessoas possam ter acesso fácil e rápido à informação e tenham a oportunidade de selecionar as matérias que realmente lhes interessam para prosseguir com a leitura. Geralmente o título da matéria é baseado no lide.
Vejamos dois dos mais característicos tipos de textos jornalísticos e suas principais características:
Notícia: Caracteriza-se pela linguagem direta e formal. Tem caráter informativo e é escrito de forma impessoal, freqüentemente fazendo uso da terceira pessoa. Inicia-se com o lide e se segue com o corpo da notícia. Enquanto na primeira parte estão registradas as principais informações do fato, no corpo do texto estão presentes os detalhes (relevantes ou não), as causas e as conseqüências dos fatos, como, onde e com quem aconteceu, e a sua possível repercussão na vida das pessoas que estão lendo.
Editorial: Não é exatamente um tipo de texto, mas uma sessão do jornal que possui textos selecionados e agrupados através de seu conteúdo, público ou objetivo. Os jornais são divididos em vários editoriais que podem ou não estar encadernados separadamente. Entre os editoriais mais comuns estão: Política, Economia, Cultura, Esporte, Turismo, Classificados, Coluna Social, Entretenimento, etc.

Fonte: www.infoescola.com › Redação(adaptação)

Praticando...

# Faremos dois jornais, contentdo, cada um, três editoriais: Economia, Turismo e Entretenimento.
   Inicialmente, produza um rascunho da sua notícia de acordo com as orientações a seguir.
   Fique ligado(a) ao roteiro!!!

- Edição especial: NORDESTE
1-  Tendo como base o seu livro didático, produza em folha avulsa, uma notícia sobre a Região   Nordeste, enfocando os seguintes temas e seus respectivos itens.

GRUPO 1  – p. 66, 88 e 89: ZONA DA MATA: O MOTOR ECONÔMICO DO NORDESTE
a)  Localização
b) Origem do povoamento
c) Principais núcleos urbanos e industriais
d) Principais atividades econômicas desenvolvidas nesta sub-região
e) Fatores que favoreceram o desenvolvimento econômico de Salvador
f) Medidas governamentais para estimular o desenvolvimento industrial da Zona da Mata



GRUPO 2 – p. 38 e 67: AGRESTE: ESPAÇO DE PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO DE ALIMENTOS DO NORDESTE
a) Localização
b) Principais atividades econômicas desenvolvida da sub-região
c) Centros urbanos de destaque regional
d) Feira de Caruaru: um misto de comércio e turismo local


GRUPO 3 – p.63, 68 a 70, 72 e 73, 90 a 92– O SERTÃO DA SECA E DAS CERCAS: A DIFÍCIL REALIDADE DO SERTANEJO
a) Localização
b) Problemas relacionados à semiaridez local
c) Possibilidades econômicas da sub-região
d) A relação entre a seca e a indústria da seca
e) Novas possibilidades: Oeste baiano surge como nova fronteira agrícola do Sertão

GRUPO 4 – p.76, 77 e 80 -  NEM SÓ DE  BABAÇUAIS E CARNAÚBAS SOBREVIVE O MEIO-NORTE
a) Localização
b) Importância da carnaúba e do babaçu para o Meio-Norte
c) Causa do desmatamento da Mata dos Cocais
d) Justificativa para as recentes mudanças econômicas ocorridas na sub-região

GRUPO 5 – p. 95 e texto complementar – REGIÃO NORDESTE: BERÇO DO TURISMO CULTURAL E NATURAL NO BRASIL

a) Ocupação da região
b) Turismo histórico
c) Principais pontos turísticos litorâneos (praias)
d) Principais pontos turísticos do interior nordestino

   Agora é a vez da REGIÃO CENTRO-OESTE.


Para este roteiro, só vou direcionar os títulos (que poderão ser adaptados). Os subitens serão percebidos pelas duplas nas reportagens indicadas abaixo e encontradas aqui no blog, nas postagens do mês de julho e também no seu livro-texto. Quero que leiam e percebam as ideias principais para produzirem a reportagem de vocês, combinado?
Vamos lá!

Grupo 1: CENTRO-OESTE: OCUPAÇÃO, POVOAMENTO E TRANSFORMAÇÕES 
                 Consultar livro - p. 104 a 108

Grupo 2: CRESCIMENTO ACELERADO EM GOIÁS TRAZ EMPREGO E VIOLÊNCIA (página inicial - Um giro pelo Centro-Oeste)

Grupo 3: AGRONEGÓCIO E DESMATAMENTO NO MATO GROSSO: O CERRADO PEDE SOCORRO (página inicial - Um giro pelo Centro-Oeste e p.115 a 118)

Grupo 4: CONSTRUÇÃO DE PEQUENAS HIDRELÉTRICAS AMEAÇA A VIDA NO PANTANAL, NO MATO GROSSO DO SUL ((página inicial - Um giro pelo Centro-Oeste)

Grupo 5: GOVERNO QUER AUMENTAR PRODUÇÃO DE GRÃOS EM MT SEM DERRUBAR ÁRVORES (página Fique por Dentro)

Vale a pena assistir ao vídeo!!!

IMPORTANTE!
Se der tempo, produzam também, pelo menos uma estrofe referente ao tema da sua reportagem e/ou uma charadinha referente aos estados e capitais da região, para compor o CADERNO DE ENTRETENIMENTO.

Bom trabalho, meus jornalistas prediletos! s2
Abraços carinhosos...


QUARTA-FEIRA, 03 DE AGOSTO DE 2011.

TRABALHANDO COM O TEXTO "UM TOUR PELO CENTRO-OESTE", POSTADO NA PÁGINA INICIAL
SUGESTÕES DE ATIVIDADES...


01)  O governo federal promoveu no Centro-Oeste uma política de interiorização do pais.
a)    Quais medidas foram adotadas pelo governo?

b)    Justifique essa ação política.

02) Aponte os fatores naturais e econômicos que transformaram o Centro-Oeste em pólo atrativo de migrantes.

·         NATURAIS:

·         ECONOMICOS:

03) O Centro-Oeste é conhecido como o Celeiro do Brasil. O que isso significa?

04)  Alguns fatores estão ameaçando a integridade do Pantanal. Exemplifique essa afirmativa.

05) Ilustre e descreva a paisagem pantaneira, em folha avulsa.
06) Ilustre o conjunto arquitetônico de Brasília, em folha avulsa. Lembre-se de colocar legenda nas suas imagens e margem nas folhas.

07) Segundo a ONG Conservação Internacional, o cerrado brasileiro pode desaparecer até 2030. Se isso acontecer, uma grande biodiversidade da fauna e da flora desse ecossistema será extinta. Faça uma pesquisa sobre o Cerrado (características da flora, elementos da fauna, relevo, solo, grupos sociais) para resolver o que se propõe.

a)    Resolva as questões proposta no seu livro, às p.100 e 101.
b)    Produza uma poesia a partir das informações pesquisadas e digite-a  em papel A4, com a letra no tamanho 18.
c)     Ilustre a fauna e a flora do cerrado, em folha avulsa.
Bom trabalho! 
   Profª Cida  


O texto base para essa atividade foi inspirado em minhas cartilhas sobre minerais (origem, aplicação, transformação em aço). Outros textos também foram inspirados nesses materiais. 
Em 2009, a turma do 9º ano, do CECMG também produziu cartilhas sobre temas ambientais. Foi um trabalho muito interessante, envolvendo leituras, pesquisas, discussões em grupo. Como culminância da proposta, os alunos foram convidados a apresentarem seus trabalhos para a turminha do 3º ano do Fundamental I, da mesma escola. As cartilhas ficaram tão boas que foram apresentadas também na V Mostra de Ensino de Geografia, do UnilesteMG. 
Confira uma delas.


Industrialização
jornale.com.br

Helena Brito, Larissa Pereira e Bruna Morais.

Geografia -9º ano - CECMG
Profª Cida Perrout



Uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma pequena cidade do Vale do Aço foi à cidade de Timóteo em excursão com sua professora. A turma irá conhecer a indústria siderúrgica Arcelor Mittal.
        
Chegando à indústria, eles encontraram com a mascote da empresa que iria guiá-los pelo seu tour. A mascote chamava-se Mittalzinho.
        
Vendo o tamanho da indústria, a Maria, uma aluna de 14 anos, perguntou ao Mittalzinho:
        
- Onde e como surgiram as indústrias?
- A partir do Século XVIII ocorreram muitas industrializações no mundo, tendo a primeira e mais marcante delas ocorrido na Inglaterra, a chamada Primeira Revolução Industrial, com o surgimento da primeira maquina a vapor.
 - Vocè disse primeira revolução? Tiveram outras? – Perguntou Maria, bastante interessada.
 - Sim. As revoluções industriais foram divididas em três momentos definidos como primeira revolução, segunda revolução e terceira revolução industrial – explicou a mascote.
- Explique estes três momentos, por favor Mittalzinho – pediu o aluno Joao Vitor.
- A Primeira Revolução Industrial ou Primeira Revolução Tecnológica se caracterizou pela invenção da máquina à vapor e as consequentes mudanças na sociedade em virtude dessa nova tecnologia. Já a chamada segunda revolução, foi marcada pela descoberta e disseminação da eletricidade e do uso intenso do petróleo como fontes de energia.
 - Estou percebendo porque esse momento histórico foi chamado de REVOLUÇÃO... Mudou tudo!!!
  - Isso mesmo, João Vítor. E por fim, a terceira revolução industrial, conhecida também como a Revolução do Silício, se caracteriza pelo uso intensivo da informática e telemática nas relações sociais e, sobretudo, econômicas. – concluiu Mittalzinho.
Maria questionou:
- O que significa industrialização?
- Industrialização é o processo socioeconômico que visa transformar uma área da sociedade inicialmente antiga em uma fonte de maior riqueza e lucro. Por meio da implantação de um maquinário próprio em indústrias de todos e quaisquer tipos, o qual substitui algumas funções antes exercidas pelo homem, muitas vezes produzindo mais do que esses, o processo de industrialização impulsiona uma gradual urbanização e crescimento demográfico na região em que ocorre.
João Vitor comenta:
         - Eu já ouvi falar que a industrialização é uma das causas do Aquecimento Global.
         Mittalzinho logo fala:
         - É verdade sim, o Aquecimento Global é causando também pela Industrialização
         Maria pede:
         - Mittalzinho, explique um pouco mais sobre isto.
         - A industria é responsavel pela segunda fatia de contribuição prara o Aquecimento Global. A indústrias emitem para o ambiente muitos gases tóxicos como o dióxido de carbono, por exemplo – disse o mascote.
         João Vitor indagou:
         - Quais são as consequências destes gases tóxicos no ambiente?
         Mittalzinho respondeu:
- O aquecimento global pode trazer conseqüências graves para todo o planeta – incluindo plantas, animais e seres humanos. A retenção de calor na superfície terrestre pode influenciar fortemente o regime de chuvas e secas em várias partes do planeta, afetando plantações e florestas. Algumas florestas podem sofrer processo de desertificação, enquanto plantações podem ser destruídas por alagamentos. O resultado disso é o movimento migratório de animais e seres humanos, escassez de comida, aumento do risco de extinção de várias espécies animais e vegetais, e aumento do número de mortes por desnutrição.

         Maria exclamou:
        
         - Já ouvi algo relacionado ao derretimento de geleiras e aumento do nível do mar.

         Então Mittalzinho disse:

         - Esta é outra conseqüência do aquecimento global. Esse derretimento já vinha acontecendo há milhares de anos, por um lento processo natural. Mas a ação do homem e o efeito estufa aceleraram o processo e o tornaram imprevisível.

         João Vitor perguntou:
        
         - O clima também está mudando, não é Mittalzinho?

         - Está mesmo, João Vitor. E estas mudanças climáticas são responsáveis por 150 mil mortes a cada ano em todo o mundo.

         Maria disse:

         - Nossa, Mittalzinho, o aquecimento global é mesmo sério. Eu não imaginava que fosse tão grave.

         João Vitor indagou:

         - Fiquei preocupado com tudo o meu futuro... O que nós podemos fazer para amenizar o aquecimento global?

         Mittalzinho respondeu:

         - Há várias medidas para amenizar o aquecimento global, como economizar energia elétrica, usar transportes coletivos em vez de carros próprios, evitar o consumo e produtos e de água, contribuir com a reciclagem, plantar árvores, entre outras ações.

         João Vitor agradeceu:

         - Nós aprendemos muito com você hoje, Mittalzinho. Muito obrigado!

         Mittalzinho disse:

         - Fico feliz em saber que vocês gostaram. Peço que passem a outras crianças o que aprenderam e que respeitem o planeta, ajudando amenizar o aquecimento global.

Fonte:

amaivos.uol.com.br




QUERO AINDA SOCIALIZAR UM TEXTO COM VOCÊS. ELE RETRATA A VISÃO QUE TENHO DA EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI. Confiram! 

Rubem Alves: A arte de produzir fome
       Adélia Prado me ensina pedagogia. Diz ela: "Não quero faca nem queijo; quero é fome". O comer não começa com o queijo. O comer começa na fome de comer queijo. Se não tenho fome é inútil ter queijo. Mas se tenho fome de queijo e não tenho queijo, eu dou um jeito de arranjar um queijo...
      Sugeri, faz muitos anos, que, para se entrar numa escola, alunos e professores deveriam passar por uma cozinha. Os cozinheiros bem que podem dar lições aos professores. Foi na cozinha que a Babette e a Tita realizaram suas feitiçarias... Se vocês, por acaso, ainda não
as conhecem, tratem de conhecê-las: a Babette, no filme "A Festa de Babette", e a Tita, em
"Como Água para Chocolate". Babette e Tita, feiticeiras, sabiam que os banquetes não
começam com a comida que se serve. Eles se iniciam com a fome. A verdadeira cozinheira é aquela que sabe a arte de produzir fome...
     Quando vivi nos Estados Unidos, minha família e eu visitávamos, vez por outra, uma parenta distante, nascida na Alemanha. Seus hábitos germânicos eram rígidos e implacáveis.
     Não admitia que uma criança se recusasse a comer a comida que era servida. Meus dois filhos, meninos, movidos pelo medo, comiam em silêncio. Mas eu me lembro de uma vez em que, voltando para casa, foi preciso parar o carro para que vomitassem. Sem fome, o corpo se recusa a comer. Forçado, ele vomita.
      Toda experiência de aprendizagem se inicia com uma experiência afetiva. É a fome que põe em funcionamento o aparelho pensador. Fome é afeto. O pensamento nasce do afeto, nasce da fome. Não confundir afeto com beijinhos e carinhos. Afeto, do latim "affetare", quer dizer "ir atrás". É o movimento da alma na busca do objeto de sua fome. É o Eros platônico, a fome que faz a alma voar em busca do fruto sonhado.
      Eu era menino. Ao lado da pequena casa onde morava, havia uma casa com um pomar enorme que eu devorava com os olhos, olhando sobre o muro. Pois aconteceu que uma árvore cujos galhos chegavam a dois metros do muro se cobriu de frutinhas que eu não conhecia.
      Eram pequenas, redondas, vermelhas, brilhantes. A simples visão daquelas frutinhas vermelhas provocou o meu desejo. Eu queria comê-las.
      E foi então que, provocada pelo meu desejo, minha máquina de pensar se pôs a funcionar. Anote isso: o pensamento é a ponte que o corpo constrói a fim de chegar ao objeto do seu desejo.
       Se eu não tivesse visto e desejado as ditas frutinhas, minha máquina de pensar teria permanecido parada. Imagine se a vizinha, ao ver os meus olhos desejantes sobre o muro, com dó de mim, tivesse me dado um punhado das ditas frutinhas, as pitangas. Nesse caso, também minha máquina de pensar não teria funcionado. Meu desejo teria se realizado por meio de um atalho, sem que eu tivesse tido necessidade de pensar. Anote isso também: se o desejo for satisfeito, a máquina de pensar não pensa. Assim, realizando-se o desejo, o pensamento não acontece. A maneira mais fácil de abortar o pensamento é realizando o desejo. Esse é o pecado de muitos pais e professores que ensinam as respostas antes que tivesse havido perguntas.
       Provocada pelo meu desejo, minha máquina de pensar me fez uma primeira sugestão, criminosa. "Pule o muro à noite e roube as pitangas." Furto, fruto, tão próximos... Sim, de fato era uma solução racional. O furto me levaria ao fruto desejado. Mas havia um senão: o medo. E se eu fosse pilhado no momento do meu furto? Assim, rejeitei o pensamento criminoso, pelo seu perigo.
        Mas o desejo continuou e minha máquina de pensar tratou de encontrar outra solução: "Construa uma maquineta de roubar pitangas". McLuhan nos ensinou que todos os meios técnicos são extensões do corpo. Bicicletas são extensões das pernas, óculos são extensões dos olhos, facas são extensões das unhas.
     Uma maquineta de roubar pitangas teria de ser uma extensão do braço. Um braço comprido, com cerca de dois metros. Peguei um pedaço de bambu. Mas um braço comprido de bambu, sem uma mão, seria inútil: as pitangas cairiam.
      Achei uma lata de massa de tomates vazia. Amarrei-a com um arame na ponta do bambu. E lhe fiz um dente, que funcionasse como um dedo que segura a fruta. Feita a minha máquina, apanhei todas as pitangas que quis e satisfiz meu desejo. Anote isso também: conhecimentos são extensões do corpo para a realização do desejo.
      Imagine agora se eu, mudando-me para um apartamento no Rio de Janeiro, tivesse a idéia de ensinar ao menino meu vizinho a arte de fabricar maquinetas de roubar pitangas. Ele me olharia com desinteresse e pensaria que eu estava louco. No prédio, não havia pitangas para serem roubadas. A cabeça não pensa aquilo que o coração não pede. E anote isso também: conhecimentos que não são nascidos do desejo são como uma maravilhosa cozinha na casa de um homem que sofre de anorexia. Homem sem fome: o fogão nunca será aceso. O banquete nunca será servido.
     Dizia Miguel de Unamuno: "Saber por saber: isso é inumano..." A tarefa do professor é a mesma da cozinheira: antes de dar faca e queijo ao aluno, provocar a fome... Se ele tiver fome, mesmo que não haja queijo, ele acabará por fazer uma maquineta de roubá-los. Toda tese acadêmica deveria ser isso: uma maquineta de roubar o objeto que se deseja...

Rubem Alves, 68, é educador e psicanalista. Está relendo "O Livro dos Seres Imaginários", de Jorge Luis Borges. Acabou de escrever um livro para suas netas —uma máquina do tempo a viajar pelo seu mundo de menino. Conta da casa de pau-a-pique, do fogão de lenha, do banho na bacia. Lançou "Conversas sobre Política" (Verus).
Site - www.rubemalves.com.br





TERÇA-FEIRA, 14 DE JUNHO DE 2011.
Oiii...
lembram-se do texto O FUTEBOL E A GEOGRAFIA, postado na página Alô, 7º ano!? Então... A partir das discussões, eu sugeri que os alunos produzissem uma charge baseada em uma das reflexões propostas.
E aqui está a charge produzida pelo André Bittencourt, aluno da T.614. Confiram!!!


Parabéns pelo constante interesse, André! Atitudes como essas fazem de você um Campeão!
Abraços carinhosos...



SÁBADO, 21 DE MAIO DE 2011.

Geente!

Confiram uma poesia produzida numa avaliação de Geografia, no 7º ano.
O tema proposto foi Problemas ambientais.


 Em prol da natureza

Fui passando pela floresta

Vi árvores caindo no chão

Também vi queimadas de montão.



Pessoas respirando o ar ruim
Árvores sendo derrubadas ilegalmente,
Para abastecer o mercado dessa gente.
Com o turismo predatório a todo vapor,
Os biomas podem se decompor.
A natureza grita por socorro,                                                                 
Aparece na TV o horror!
Isso não é uma situação de humor!

Autores: Fernanda Guastini e Lucas Duarte - T.614
professorandregeografia.blogspot.com
Faça a sua parte

Desses biomas
temos que cuidar
senão num pisque
tudo vai acabar!

Desmatamento, queimada 
e poluição.
Se não cuidar,
tudo vai acabar!

Então, cuide da natureza,
esta dica ou estou dando.
Vamos fazer a nossa parte,
pois assim,
estaremos ajudando!

Autores: Raquel Bitencourt e Gabriel Souza

Desenvolvendo a consciência ambiental, vamos juntos salvar a nossa casa: a Terra!
Aguardem! Novas poesias serão postadas durante a semana!
Boas provas para vocês!!!







DOMINGO, 10 DE ABRIL DE 2011

JÚRI SIMULADO: O CASO DA TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO

O Júri Simulado que o aluno Vítor do CECMG se refere no comentário, foi mesmo um trabalho show! Pesquisa e oralidade formaram uma parceria que deu certo. A ré foi a transposição do rio São Francisco. Alunos representaram advogados de defesa e de acusação que contaram com o depoimento de testemunhas para argumentarem sobre essa polêmica obra. A turma 614/2010, está de parabéns pelo ótimo desempenho da proposta, que além de excelente metodologia do ensino de Geografia, despertou grandes talentos da arte de falar em público. Valeu, galera!!! Obrigada pela dica, Vítor!

Aguardamos novas sugestões!

Abraços carinhosos...

SEXTA-FEIRA, 08 DE ABRIL DE 2011

RAP EM PARCERIA COM PORTUGUÊS, HISTÓRIA E GEOGRAFIA

Nesta etapa letiva o tema Diversidade Cultural perpassa pelo planejamento das disciplinas Português, História e Geografia, na escola CECMG. A questão do preconceito racial emerge em nossas discussões e acaba motivando alunos a demonstrarem os seus sentimentos. Foi assim, que os alunos Gustavo Soares, Guilherme Carneiro e Bruno (624) produziram um Rap bem bacana. Confiram!

É tudo na moral/ É tudo na moral
Nós criamos este rap/ Para o mundo ficar mais legal!

Rap do diga não ao preconceito!!!


Tamo aqui pra falar de um assunto
Que hoje em dia ouvimos falar muito
E este assunto é o preconceito
Que achamos uma falta de respeito
Então, se liga aí nessa parada
Só pensamos nele como uma coisa feia e errada
Então, povo de hoje em dia
Só peço que parem com essa mania
O preconceito não é nada legal
E isso é uma coisa de gente irracional
Não importa se você pensa que as pessoas são diferentes
Trate ele normal
E não como um animal
E ela ficará muito contente
Se você sofresse preconceito não iria gostar
Imagine uma pessoa que sofre (coitadinha!)
Como deve ficar?
Além do mais, ninguém é igual
Não tenha preconceito
E mostre que você é racional


"Diga não ao preconceito e dê um novo conceito ao nosso mundo."

Valeu, meninos! Com o aprender voltado para o pensar, não tem outro jeito... Vocês têm mesmo que arrasar! Que venham os próximos raps que estão em construção... Grande expectativa no ar!
Super parabéns!!!

QUARTA-FEIRA, 06 DE ABRIL DE 2011


Comemorando uma semana do blog, vou registrar a primeira sugestão...
Bom, pessoal! Resolvi começar a postar a primeira ideia.
A proposta recebeu o nome de Showgrafia em versos e prosas- Transformações nos espaços rural e urbano. Foi uma coletânea de poesias que fiz com alunos do 6º ano, do CECMG. Ao final de cada Unidade de Ensino proposta no livro da RSE, os alunos produziam uma poesia, em dupla com um colega. Ao final do ano, selecionamos a melhor poesia de cada dupla e montamos um livrinho com o título que já citei acima. Assim, todo o conteúdo estudado foi registrado nas poesias e nas nossas memórias.
Foi uma descoberta de muitos talentos. E posso dizer que foi... Show!!!
Apreciem algumas amostras...


A vida no campo...
 Biana – 524

Com pouco fluxo de pessoas
no campo é bom para passear
apreciando as belezas naturais,
ouvindo o pássaro cantar.

Lá a vida é tranquila
e gostosa de viver
vivendo com os animais
como se fosse lazer.

O campo também é extrativismo
e nós podemos usar
mas o mais importante
é saber preservar.

A vida no Campo


Isabela e Isadora- 524

O campo é um lugar tranqüilo,
Sem muita agitação,
Com poucas indústrias, pouco comércio,
E com pouca população.

Neste lugar predomina o setor primário:
Pecuária, extrativismo e agricultura.
Lá tem fazendeiro,
Cada um com a sua cultura.

Agricultura envolve espaço,
Onde acontece a plantação.
Pode ser de qualquer coisa,
Arroz, milho ou feijão.

Pecuária envolve gado,
E a sua criação,
Com ele se faz o maior churrascão.

Extrativismo envolve três tipos:
Vegetal, animal e mineral.
Extrair dá um trabalhão.
Petróleo, látex e pesca,
São exemplos desta extração.

É bom viver na cidade,
Com toda a sua agitação.
Mas prefiro mesmo o campo,
Com sua menor poluição.













Urbanização e os problemas urbanos

 Osmar e Rogério - 514



Com a modernização

Cidades cresceram

Com a poluição

Pessoas morreram



O lixo
Causa enchente
Desapropriando
Muita gente.

Pessoas sofreram
Com a seca no Sertão
O uso correto de verbas
Será a solução
Para conter também
Os problemas da urbanização.

O lixo nosso de cada dia
Ludmila e Raul - 514

Lixo é um problema importante
Não podemos descuidar
Seja um ecocidadão
Vamos todos reciclar.

Lixo em excesso
Consequências podem causar
Ajude o nosso planeta
Lembre sempre de reutilizar.

Ei,
Você aí...
Não se esqueça
Do lixo reduzir.

O lixo prejudica o planeta
Para isso existem os 3Rs
Reduzir, reutilizar e reciclar
Essas são palavras chave
Para o nosso bem-estar.

Essa turminha é SHOW ou não é?


Na próxima semana vou trocar as poesias para que todos os alunos possam participar, ok? 

Agora, aguardo as sugestões de vocês, meus queridos visitantes!

Abraços carinhosos...




CAMPANHA DA FRATERNIDADE E GEOGRAFIA: 
PARCERIA QUE VAI DAR CERTO











Olá, companheiras e companheiros!



Adoro trabalhar músicas nas aulas de Geografia. Percebo que a música relaxa, favorece a reflexão, estimula o senso crítico, amplia a nossa cultura... Enfim, música é Show!!!

Então, estive selecionando algumas músicas para trabalhar com o tema da CF deste ano e quero socializar com vocês. Vários compositores têm usado esse veículo para apresentar os seus protestos e indignações diante dos problemas ambientais que estão a nossa volta. E não são poucos!! Confiram as sugestões! 

I -Xote Ecológico - Luíz Gonzaga

Composição: Luíz Gonzaga

II- O Mundo - Zeca Baleiro

Composição: André Abujanra
III- Absurdo - Vanessa da Mata

IV- Nave Terra - Rita Lee

Composição: Rita Lee
V- Novo Tempo - Ivan Lins
Composição: Ivan Lins / Vitor Martins
VI- Planeta Morto - Titãs
Composição: Marcelo Frmoer/ Arnaldo Antunes/ Ségio Britto
VII- Depende de Nós - Ivan Lins
Composição : Ivan Lins / Vitor Martins

Gente... No site http://letras.terra.com.br vocês poderão encontrar as letras e os clips dessas músicas. Vale a pena conhecê-los! Se não der para trabalharmos com todas, que tal sugerimos a apreciação das letras aos nossos queridos alunos?

Fica aí a minha colaboração!


Tenham uma semana abençoada.

Abraços carinhosos...