Fique por dentro!

Aprendemos que as paisagens são dinâmicas. O mundo muda. O agente dessa mudança somos nós, seres humanos, são as nossas necessidades que nos move a transformar os espaços ao longo do tempo. Ficar atento aos acontecimentos  a nossa volta é muito importante para a formação da cidadania. É conhecendo que poderemos exigir nossos direitos e também cumprir com os deveres.
Conhecimento é poder! O futuro está em nossas mãos e depende da nossa qualificação, dos nossos saberes!

Diante disso, surge esta nova página! Cheiinha de dicas de sites com reportagens/vídeos atuais relacionados aos conteúdos trabalhados em sala de aula.
É a Geografia VIVA! É a Showgrafia que existe além dos muros da escola!
FIQUE POR DENTRO do que acontece no Brasil e no Mundo!
guiadicas.net


"Os livros (leitura) não mudam o mundo. Os livros mudam as pessoas.
 As pessoas mudam o mundo."


Hidrovia Tietê-Paraná deve escoar três milhões de toneladas de grãos

O Brasil tem 29 mil quilômetros de hidrovias em funcionamento. A hidrovia Tietê-Paraná, muito importante para o transporte da safra de grãos, parte do sul de Goiás e vai até o centro do estado de São Paulo. No total, desde o ponto inicial em São Simão, em Goiás, até o terminal de Anhembi, em São Paulo, a hidrovia tem uma extensão de 760 quilômetros. A previsão este ano é de a hidrovia escoar três milhões de toneladas de grãos, com aumento de 15% em relação a 2012.

[...] A hidrovia gasta quatro litros de diesel por quilômetro para transportar mil toneladas de soja. O gasto na ferrovia é de seis litros e na  rodovia de 15.
Confira o vídeo com a reportagem. 

Estudo diz que demanda por carne e soja eleva pressão sobre a Amazônia
O aumento da demanda externa por carne bovina e soja vai induzir o Brasil a desmatar mais a floresta amazônica, revertendo o sucesso recente na diminuição das perdas florestais, mostrou um estudo feito por especialistas do Centro de Pesquisas Internacionais sobre Clima e Meio Ambiente, divulgado nesta semana na revista "Environmental Research Letters".
Cerca de 30% do desmatamento no Brasil na primeira década deste século ocorreram porque agricultores e pecuaristas procuraram terras para expandir a produção de carne e soja para exportação, contra cerca de 20% na década de 1990, disse o relatório. "O comércio está emergindo como o principal motor do desmatamento no Brasil", diz o estudo.

Assista à reportagem.


Desmatamento da Amazônia sobe  

6% nos últimos 7 meses, diz Inpe


Área desmatada na região da Amazônia em Rondônia (Foto: Divulgação/Greenpeace/Marizilda Cruppe/EVE)


Lote de madeira ilegal confiscado em Belém, no
Pará (Foto: Divulgação/Paulo Santos


Leia a reportagem completa em http://g1.globo.com/natureza/noticia/2013/03/desmatamento-da-amazonia-sobe-26-em-6-meses-aponta-inpe.html

Escassez de água é um dos grandes problemas do Brasilhttp://g1.globo.com/natureza/

Você vai conhecer o cálculo que revela o quanto estamos abusando dos recursos naturais do planeta no programa Globo Ecologia
http://redeglobo.globo.com/globoecologia/videos/t/edicoes/v/pegada-ecologica-integra/1900485/

Mudanças climáticas pode afetar a economia e fazer subir o preço dos alimentos
http://redeglobo.globo.com/globoecologia/videos/t/edicoes/v/mudancas-climaticas-integra/2417619/

VOCÊ QUER FICAR BEM INFORMADO SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS, ENTÃO, ASSISTA AO PROGRAMA GLOBO ECOLOGIA, DO DIA 09/02/2013.
Dizem que o Rio de Janeiro corre o risco de acabar debaixo d'água... Será? Assista ao programa pra esclarecer essa questão...
Assuntos abordados:
Alterações no clima provocam tragédias ambientais
Correntes de ar formam rios voadores
Poluição agrava efeito estufa

http://redeglobo.globo.com/globoecologia/videos/t/edicoes/v/mudancas-climaticas-integra/2392850/

ASSISTA TAMBÉM AO PROGRAMA QUE FAZ UM BALANÇO DA ECOLOGIA NO BRASIL
http://redeglobo.globo.com/globoecologia/videos/t/extras/v/um-balanco-da-ecologia-no-brasil/1740932/


10/02/2013 08h16 - Atualizado em 10/02/2013 08h16

Instituto Inhotim reúne obras de arte e desenvolve inovações ambientais

Museu, em Minas Gerais, é também um jardim botânico.
Espaço integra mais de quatro mil espécies de plantas com obras de arte.


 No Instituto Inhotim, no município deBrumadinho, em Minas Gerais, as obras de arte ficam espalhadas no jardim. No local, a natureza não serve só de moldura para as instalações, mas que permite o acesso à arte. Ao todo são 786 hectares, sendo que 300 são de reserva natural. O local está próximo à Serra do Rola-Moça, uma região de mineradoras. O proprietário de Inhotim resolveu transformar o buraco da mineração em um jardim, depois num museu e hoje é também um jardim botânico. Confira a reportagem neste link:
http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2013/02/instituto-inhotim-reune-obras-de-arte-e-desenvolve-inovacoes-ambientais.html

ENERGIA SUSTENTÁVEL: O COMPROMISSO DO BRASIL, O COMPROMISSO DO CIDADÃO
Dicas de videos relacionados:

DICAS DO DIA 04 DE MARÇO DE 2012:

No Norte da França, beterraba branca é matéria-prima de açúcar e etanol


Assista ao vídeo ou leia a reportagem clicando em: http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2012/03/acucar-da-beterraba-envolve-26-mil-familias-de-agricultores-na-franca.html

DICAS DO DIA 27 DE SETEMBRO/2011:

A                A guerra pela madeira na Amazônia (20/07/2008)


O repórter Alailson Muniz, da Agência Amazônia, descreve a disputa por madeira ilegal no Pará. “Numa região de difícil acesso e distante cerca 140 km do município de Santarém, no Oeste do Estado, milícias de madeireiros ilegais estão se matando dentro da mata fechada numa disputa que põe em jogo uma área de mais de 1 milhão de hectares de floresta primária e que possui cerca de R$ 30 bilhões em madeira.
Curuatinga fica localizada às margens do rio de mesmo nome, que é afluente do rio Curuá-Una. A maneira mais fácil de chegar até a região é por barco. A vida pacata da região começou a mudar depois que várias madeireiras passaram a se instalar na região. Grupos de pessoas armadas passaram a circular dentro da mata, fazendo picos que demarcam as áreas que estão sendo desmatadas de forma ilegal.

Postado pelo Jornalista Alexandre Mansur no blog do Planetahttp://www.blogdoplaneta.globolog.com.br/Reproduzido unicamente para divulgação.



Scorpions faz show na Amazônia e alerta público sobre desmatamento e mudanças climáticas

Notícia - 9 - ago - 2007
Banda alemã leva ao palco mensagem do Greenpeace sobre a importância da Amazônia para salvar o clima global

O show na Amazônia ficará registrado no DVD Scorpions Live in Manaus
Cerca de 30 mil pessoas assistiram na última quinta, dia 9, ao show da banda de rock alemã Scorpions em Manaus (AM). Para chamar a atenção do público sobre os perigos do desmatamento da Amazônia e suas conseqüências para as mudanças climáticas, os músicos exibiram um banner com o alerta "Chega de desmatamento! Sem Amazônia não há futuro". A mensagem, produzida pelo Greenpeace, também foi exibida nos telões no momento em que a banda entrou em cena.
"Sabemos que não somos os primeiros a fazer isso, mas viemos para a Amazônia para dar visibilidade à situação das florestas tropicais e aproveitamos para aprender mais sobre as ações do Greenpeace contra o desmatamento", disse o vocalista da banda, Klaus Meine, durante a coletiva de imprensa. Ele aproveitou para deixar claro que o objetivo principal da turnê é fazer com que as pessoas possam, de alguma forma, refletir sobre o modo como a humanidade está tratando o mundo.
O coordenador da campanha Amazônia do Greenpeace, Paulo Adário, parabenizou os músicos pela iniciativa e por levar a mensagem sobre a urgência de se barrar o desmatamento da Amazônia. "É preciso parar o desmatamento agora para salvarmos as florestas, o clima global e o futuro da vida na Terra", disse Adário.
http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Noticias/scorpions-faz-show-na-amaz-nia/

DICAS DO DIA 30 de JULHO/2011:
skyscrapercity.com
                           Centro-Oeste: o novo celeiro do Brasil
infologis.blogspot.com
GOVERNO QUER AUMENTAR PRODUÇÃO DE GRÃOS EM MT SEM DERRUBAR ÁRVORES
Ao mesmo tempo em que é contra o desmate, governo incentiva produção.

Medida alternativa é utilizar áreas ocupadas pela pecuária.


Assista ao vídeo e/ou leia a reportagem clicando em http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2011/07/governo-quer-aumentar-producao-de-graos-em-mt-sem-derrubar-arvores.html

Agora conheça um pouco do avanço econômico 
no Semiárido Nordestino
agrosoft.org.br
Águas do Paraguaçu levam o cultivo de maçã e ameixa para a Bahia

O maior rio baiano gera empregos, cria paisagens e irriga culturas. Ele nasce na 

Chapada Diamantina e deságua perto de Salvador, atravessando três sub-regiões.


Assista ao vídeo e/ou leia a reportagem clicando em http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2011/07/aguas-do-paraguacu-levam-o-cultivo-de-maca-e-ameixa-para-bahia.html

BELAS PAISAGENS DO RIO PARAGUAÇU SÃO FONTES DE RENDA PARA RIBEIRINHOS

Vizinhos do Paraguaçu querem a irrigação de suas propriedades.
Beleza natural atrai turistas e se transforma em fonte de renda.

Assista ao vídeo e/ou leia a reportagem clicando em http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2011/07/belas-paisagens-do-rio-paraguacu-sao-fonte-de-renda-para-ribeirinhos.html
embrapa.br


Poluição e falta de mata ciliar prejudicam o Paraguaçu

educar.sc.usp.br
Cinco milhões de pessoas dependem da bacia hidrográfica.

A região que mais depende da água é também a que mais agride o rio.


Assista ao vídeo ou leia a reportagem clicando em http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2011/08/poluicao-e-falta-de-mata-ciliar-prejudicam-o-paraguacu.html



DICA DO DIA 07/08/2011:
tudosobresonhos.blogspot.com
Já exportamos mel para os Estados Unidos e países da Europa, mas o clima está atrapalhando nossos negócios...Confira notícias do campo no Vale do Aço, com notícia do programa Intertv Rural. 
Leia a reportagem ou assista ao vídeo clicando em http://in360.globo.com/mg/noticias.php?id=14223


Nenhum comentário:

Postar um comentário