quinta-feira, 4 de julho de 2013

DA HEMEROTECA AO TELEJORNAL


:
Estudar o quadro natural do Brasil é fundamental para a valorização  e preservação do meio ambiente, bem como para a compreensão das
 potencialidades econômicas do nosso país.
 De acordo com os novos paradigmas educacionais, não cabe mais cobrar a altitude do Pico da Neblina ou o nome dos afluentes das margens direita e esquerda do Amazonas, o maior rio do mundo. O século mudou! A dinâmica é outra! Se a escola é um vetor de formação de cidadãos, críticos, atuantes e conscientes, a metodologia usada nas aulas deve também ser favorecedora desses objetivos. 
Diante dessa realidade, contemplando conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, meus alunos dos 7ºs anos,  estão produzindo um telejornal para deixar toda a classe antenada ao que está acontecendo além dos muros da escola...

O trabalho que deu  título a esta postagem, teve o seguinte roteiro:

 # PROPOSTA DE TRABALHO
gracieteoliveira.pbworks.com
I-Pesquisa no livro Jornadas.geo, tendo a professora como mediadora das   descobertas.
I-     Montagem de uma HEMEROTECA individual: seleção de  reportagens sobre os aspectos físicos do Brasil: relevo, hidrografia, clima e vegetação e sua interferência na sociedade. (no mínimo quatro reportagens , uma referente a cada tema)
- Para cada reportagem, o aluno deverá fazer o registro de sua conclusão. (Mínimo de 5 linhas).
- Ao final, usaremos a coletânea de reportagens para compor um Geornal Mural com o título USO DOS RECURSOS NATURAIS NO BRASIL
- Sugestão de tema/ reportagens: pré-sal, hidrelétrica de Belo Monte, Transposição do Rio São Francisco, desmatamento na Amazônia, desmatamento do cerrado, consequências de enchentes, criação de parques estaduais e nacionais de proteção aos ecossistemas brasileiros, Atafona: a cidade que está sendo engolida pelo mar, morte de afluentes do São Francisco, etc...
II-    Produção de um TELEJORNAL, em grupo, baseado  nas pesquisas realizadas no livro, vídeo (O uso da água no mundo - Globo Ecologia) e reportagens.
    
  - Para o telejornal, cada grupo deverá realizar uma pesquisa de campo, envolvendo a comunidade escolar ou do seu bairro.
    - O telejornal será previamente filmado e passado na escola para todos os alunos assistirem-no, inclusive o grupo que o produziu.
    - A apresentação deverá ter, no máximo, 3 minutos.
l-pintomoura.blogspot.com

# VALOR DO TRABALHO: 03 PONTOS
# DATA PARA APRESENTAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DA HEMEROTECA: 21/06
# DATA PARA A APRESENTAÇÃO DO TELEJORNAL: 09 e 10/07 

Que venha o dia 09!!! Muita expectativa no ar!
Isso é Showgrafia!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário