quinta-feira, 11 de julho de 2013

CARTOGRAFIA... Dos preparativos à exposição dos trabalhos

 Inicia-se 2013... Muitas expectativas no ar!
No universo da Showgrafia, a cartografia é presença constante. Mas se engana quem acredita que mapas são coisas só de escola, só das aulas de Geografia.  Utilizamos mapas nas mais variadas situações cotidianas. Eles são textos que ampliam a nossa visão de mundo. E é isso que as turminhas dos 6ºs anos, do CECMG - a escola que faz acontecer1 vêm provar pra gente.
Ao longo das discussões do semestre, fomos construindo e aprendendo... Mapas, globos, latinhas para estudo de fuso horário, croqui, planta, maquete, bloco diagrama, mapa digital foram favorecedores das nossas descobertas e da construção dos novos saberes: legenda, escalas grandes e pequenas, cartográficas e geográficas;  projeções cartográficas e suas distorções da realidade, a importância de fonte e da orientação espacial!
Chegamos ao final do semestre. Primeira etapa vencida! Como culminância das atividades, aconteceu  ontem a mostra dos trabalhos frutos do projeto Showgrafia em... Especial Cartografia.
 Os 7ºs anos marcaram presença nesta troca de experiências. Um misto de ansiedade, alegria, envolvimento e sensação de dever cumprido povou a biblioteca da escola. 
Vamos conferir o registro fotográfico!

 

Para chegar aqui, tivemos muitas etapas a vencer...

I- Descortinamos o universo dos mapas, seus principais elementos e suas aplicações no dia a dia


  


II - Trabalhando com escala e legenda, construímos a planta da nossa sala de aula

 

III- Depois de construídos globos, latinhas para estudo de fuso horário, croquis, maquetes e plantas, é hora de montar a exposição dos trabalhos...
 
 
IV - Enfim a nossa "minitransfer" como foi apelidada a mostra dos trabalhos... (Risos!)
 
 
 
 
 
 

O que eu posso dizer? 
Estou muito feliz pela atuação e envolvimentos constantes dos meus maravilindos alunos  e orgulhosa do potencial dessa galera animada!
PARABÉNS!!!!

Em agosto teremos MAQUETES COMESTÍVEIS... Bem ecológica, né? (Risos!)
Ótimo recesso para todos e todas!
Abraços carinhosos...
Profª Cida

Nenhum comentário:

Postar um comentário