terça-feira, 31 de julho de 2012

A GEOGRAFIA nas OLIMPÍADAS...

Hoje vou falar sobre a localização da  cidade sede das Olimpíadas 2012: LONDRES. 
pt.euronews.com
Você sabia que o símbolo das Olimpíadas que aparece na foto acima representa os cinco continentes do nosso Planeta? Pois é... Então, vamos localizar  o continente 
em que fica Londres.
Aí está. Londres fica na Europa, continente localizado totalmente no hemisfério norte, banhado a oeste pelo mesmo oceano que banha a América e o nosso Brasil, 
o Oceano Atlântico. 
Você já deve ter visto a expressão Summer Games (jogos de verão), em referência aos jogos olímpicos. Como julho e agosto são meses do verão no hemisfério norte, são escolhidos para a realização das olimpíadas. Assim, todos os países poderão sediar os jogos, já que no nosso hemisfério, o inverno não é rigoroso, na maioria dos lugares.
entrekulturas.pt
E por falar em país.... Em que país fica a cidade sede das Olimpíadas?
luventicus.org
Londres é a capital da Inglaterra, país que se localiza numa ilha. No mapa acima, a Inglaterra está representada pela cor rosa. Mas que ilha é essa? Vamos dar um zoom...

fabiopestanaramos.blogspot.com

Essa ilha é a Grã-Bretanha, localizada nas Ilhas Britânicas, na costa noroeste da Europa. Este arquipélago é formado por mais de 6000 ilhas. As maiores são as ilhas da Grã-Bretanha e da Irlanda, como mostra o mapa acima. A Grã-Bretanha abriga três países: Inglaterra, Escócia e País de Gales.

Agora, Londres em escala local:

pt.hostelbookers.com

Um pouquinho da paisagem da capital inglesa, a sede das olimpíadas!



arvy.ind.br
Londres
portalsaofrancisco.com.br



Big Ben, Torres do Parlamento, Rio Tâmisa e Roda do Milênio


Informações Gerais

O fuso horário entre o Brasil e Londres é de 3 horas (os relógios de Londres marcam 3 horas a mais que o horário de Brasília). No entanto, como  durante as Olimpíadas a Europa está em tempos de horário de verão, por isso, a diferença de horário está sendo de 4 horas.
A Inglaterra não aderiu ao Euro, portanto, a moeda utilizada lá é a Libra Esterlina.
O clima é bastante instável, então é aconselhável levar agasalhos em qualquer que seja a estação.
A voltagem padrão do Reino Unido é 240v AC, 50HZ. É preciso usar um adaptador de tomada com três pinos quadrados e/ou um conversor para os aparelhos elétricos.
O código telefônico da Inglaterra é 44 e de Londres, 20.
Clima: o verão vai de junho a setembro (média de 20ºC) e o inverno, de dezembro a março (média de 6ºC)
Fonte: www.ci.com.br

Pronto! Agora você já sabe onde está acontecendo a grande festa do esporte mundial: as Olimpíadas de Londres 2012.



Abraços carinhosos...


3 comentários:

  1. Você está de parabéns!
    Seu site me ajudou muito,obrigada!

    ResponderExcluir
  2. CIDA QUE SHOW DE AULA SOBRE A LOCALIZAÇÃO DA SEDE DAS OLIMPIADAS!! TAMBÉM SO PODIA VIR DE PESSOA COMO VC E MINHA CONTERRANEA DE TIMOTEO,MOREI LÁ MINHA INFANCIA E ADOLESCENCIA. SAÍ DE LÁ AOS 18 ANOS EM 1990. QUE BOM SABER Q VC FAZ A DIFERENÇA. ABÇOS E SAUDADES DESSA TERRINHA AMADA!!! MICHELINE.

    ResponderExcluir
  3. Ei, Micheline! Fico feliz que você tenha gostado da minha proposta. Hoje moro em Timóteo, mas sou natural de Campos dos Goitacazes (RJ), mas já posso dizer que me tornei mineira e tenho dois lugares no coração. Apareça sempre e traga sugestões. O blog é um espaço nosso! Abraços carinhosos!

    ResponderExcluir