sábado, 23 de julho de 2011

Um giro pelo Centro-Oeste

Para a galera do 7º ano! Tem notícia fresquinha para o retorno às aulas...


Vejam a Geografia que existe além dos muros da escola! 
Por isso eu digo: Geografia é viva, é show!!! 
Confiram a última reportagem do Bom dia Brasil da série ao Centro-Oeste...


Crescimento acelerado em Goiás traz emprego e violência

Na última reportagem da série sobre o Centro-Oeste, o giro pelo coração do Brasil mostra transformações, oportunidades e problemas.



A viagem acabou. Nas duas últimas semanas, a equipe de reportagem percorreu todo o Centro-Oeste. Já mostraram as transformações em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul. Nesta sexta-feira (22), a reportagem especial é sobre Goiás. Uma das maiores economias do Brasil. Mas a riqueza não chegou para todos. Trouxe violência, drogas e a certeza de que é preciso planejar o futuro das cidades e das pessoas.
 Bem-vindo à natureza generosa do cerrado goiano – ou o que sobrou dele. Na última etapa da viagem pelo Centro-Oeste, encontramos cidades de Goiás que se transformaram na última década. A começar por Goiânia. O sotaque que se ouve nas ruas, nas lojas ou nos restaurantes é diferente. (Lembram-se do que estudamos sobre migração interna, fatores de atração e de repulsão? Aqui temos alguns exemplos.)
Em um bar, todos os funcionários vieram de Pernambuco e vivem juntos em uma casa. (...)
Para confirmar o posto de nona economia nacional, basta olhar em volta. Qualquer estrada leva a outra cidade no mesmo ritmo acelerado de crescimento. O distrito agroindustrial de Anápolis tem hoje 130 empresas. Foram atraídas pelo incentivo fiscal.
Uma das maiores indústrias nacionais farmacêuticas, pioneira na fabricação de genéricos, precisou de mão de obra qualificada e importou. Para a gaúcha e o nordestino formados em Farmácia, o primeiro emprego foi mais fácil do que imaginavam. “Vim em busca do primeiro emprego, e a cidade de Anápolis proporcionava”, conta o farmacêutico. (...)
Wesley sabe que quem nasceu em Goiás também tem lugar garantido. “Na região, hoje, quem quer trabalhar, se qualifica e procura não fica desempregado”, diz o homem.
Muito do crescimento do distrito agroindustrial de Anápolis se deve à localização estratégica. Ele fica situado em um ponto de encontro de várias rodovias que dão acesso a Goiânia, Brasília, norte e sul do país. O movimento cresceu tanto nos últimos tempos que há engarrafamento a qualquer hora do dia.
No sudoeste do estado, a repórter Lília Telles reencontra Rio Verde, quase vinte anos depois de sua última visita. O crescimento não desacelerou. A vegetação foi quase toda substituída pelas lavouras, principalmente de soja.
Conheça as causas do desmatamento do Cerrado
Entre 1975 e 2005, o cerrado denso foi reduzido em 49%. A mata ciliar diminuiu 75%. Já a área de pastagem cresceu 332% neste mesmo período. A área agrícola aumentou 1.060%, enquanto a área urbana cresceu 700%. Fábricas, como a de embalagens metálicas, onde quase tudo é feito por computadores de última geração, equiparam Rio Verde aos grandes polos de industrialização.

Conheça o mapa do problema...
http://www.conservation.org.br/onde/cerrado/
Confiram outros efeitos da urbanização...
Os sinais da riqueza também estão nas ruas. Rio Verde tem concessionárias de todas as marcas de carros. Uma loja vendeu, só no primeiro semestre de 2011, 45 caminhonetes por mês. Mas Rio Verde não fugiu à regra das cidades que crescem desordenadamente. O surgimento de bairros ricos só faz aumentar a desigualdade social. A população que não sentiu os efeitos do crescimento econômico é empurrada para a periferia da cidade.
Há um único hospital público, que vive lotado. O tratamento de esgoto atinge apenas 46% da população, que vive com salários baixos e alugueis caros. Cercas elétricas são instaladas nos bairros dominados pela violência, onde os roubos são frequentes. Um supermercado já foi assaltado três vezes este ano.
(...)
A desigualdade caiu no Centro-Oeste. O número mostra essa diferença. O índice de Gini indica queda na diferença entre os que ganham mais e os que ganham meos, mas isso ainda não significa bem-estar para todos.
(...)
Em uma região onde o crescimento superou as expectativas, e o olhar está sempre voltado para o futuro, sonhos mais simples ainda cabem entre as prioridades.
Mantenham-se informados. Conhecimento é poder!
Ah... Se você visitou o Centro-Oeste nesta ou em outras férias, leve as fotos para a turma ver, ok?
Abraços carinhosos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário