segunda-feira, 9 de junho de 2014

Showgrafia em ritmo de Copa do Mundo

Férias chegando junto com a maior festa do futebol mundial: a Copa do Mundo 2014.  Em meio a tantas emoções, a Showgrafia vai marcar seu gol de placa.
Vamos começar cartografando os estados brasileiros que sediarão os jogos da Copa. Faça uma legenda separando os estados por regiões, segundo o IBGE. E claro, registre as suas respectivas capitais.

Dependo do lugar onde esteja, cada brasileiro terá ligar seus televisores num determinada hora. É a questão do fuso horário. Já sabemos que as horas para o leste são adiantadas e para oeste são atrasadas. Assim, quando um jogo acontecer as 17 horas em Brasília, por exemplo, a que horas nós, mineiros, assistiremos ao jogo? E os acreanos? Vamos lá! Calcule a que horas o jogo será apresentado nos seguintes estados: São Paulo, Bahia, Pará, Amazonas, Roraima, Pernambuco (Fernando de Noronha). Precisamos ficar craque nesses cálculos. Observe o mapa abaixo.


Calcule também: O jogo de abertura acontecerá no Itaquerão - São Paulo (fuso -3), as 17 horas. A que horas os croatas (fuso +1) irão ligar suas TVs? E os japoneses (fuso +9)? 

Os jogos terão início em São Paulo e a final será no Rio de Janeiro. Essas duas metrópoles globais são polos da nossa megalópole. Mas... O que é uma megalópole? Como ela foi sendo formada? Qual é a sua importância para a economia do Brasil? Represente-a no mapa acima.

Muitos turistas estão chegando ao Brasil e, com certeza, vão querer conhecer o Sudeste, a estrela da economia do nosso país. É a região mais populosa, mais industrializada, mais desenvolvida, com força no turismo. Mas nem sempre foi assim... O Nordeste já foi o polo econômico nacional.

Quais fatores mudaram o eixo econômico do Nordeste para o Sudeste? Quais atrativos o Sudeste possuía para centralizar a atividade industrial brasileira?

E a Política de Substituição de Importação lá da década de 1930? Qual motivo levou o governo a cortar as importações para aquecer a  produção industrial no mercado interno?

Uma vez que decidiram industrializar com força o nosso Brasil, foi preciso criar bases para que esse plano saísse do papel? Quais medidas foram adotadas por Getúlio Vargas que tornou possível o nosso desenvolvimento industrial?

Depois foi a vez de JK, com o seu Plano de Metas - 50 anos em 5? Quais foram suas principais medidas para que o seu plano desenvolvimentista se efetivasse?
lgmarcolino.blogspot.com

Mas com o tempo, as grandes metrópoles foram se formando, foram sofrendo um inchaço populacional, começaram os sérios problemas ambientais. Ocorre então, o fenômeno da Descentralização Industrial.
Além dos fatores listados, quais outros motivos levaram à instalação de indústrias no interior do Brasil? Qual foi a participação do governo nessa proposta?

Com a era das máquinas e a necessidade de descentralização industrial, a economia da Região Sul - a europa brasileira, ganha força.
Por que o Sul do Brasil é comparado ao continente europeu? Descreva a atual situação econômica dessa região.

Com certeza, muitos turistas vão querer visitar o Sul. Quais pontos turísticos você indicaria para os nossos visitantes?

Hoje (09/6) a equipe alemã esteve visitando o Nordeste. Lá em Santa Cruz de Cabrália, onde começou o Brasil. Eles visitaram a Zona da Mata, mas se se deslocarem para o oeste, encontrarão o Sertão - terra da seca e de muito sofrimento. Qual são as causas naturais da seca no Nordeste? Por que o governo não dá um jeito definitivo nesse problema? Dizem que é por causa da tal "Indústria da Seca". O que isso significa?

E assim, entre um papo e outro, você já está bem preparado para mostrar o seu país para os turistas que nos visitarão. É isso... A Showgrafia sempre dá uma forcinha.




Nenhum comentário:

Postar um comentário