segunda-feira, 21 de julho de 2014

Mais de 15 mil km de fronteira terrestre... Isso é um problemão pro nosso Brasil!

Nos 7ºs anos/EF, os alunos estão sendo apresentados ao nosso país. Já conhecemos suas unidades político-administrativas, sua enorme extensão continental, seus estados litorâneos e centrais e as questões socioeconômicas envolvidas nessa realidade, pesquisamos sobre os Três Poderes responsáveis pelo Governo brasileiro, descobrimos que temos mais de 15.000 quilômetros de fronteira terrestre, preenchidas por Floresta Amazônia e muitos rios... 
O aluno Túlio deu um depoimento sobre a situação que ele presenciou na fronteira do Brasil com o Paraguai e que o chocou muito. Contrabandistas jogando pela ponte da Amizade, enormes pacotes de mercadorias em barcos que percorrendo o rio, entregariam essa "encomenda" em território brasileiro. 
É... Esse é realmente um sério problema, um sério desafio para o governo do nosso país. E nós, podemos fazer a nossa parte também. 

Queridos alunos, cidadãos brasileiros, comecem a pensar em soluções individuais para essa questão, e, preparem-se para o debate que faremos após assistirmos ao documentário abaixo. Trata-se de uma série de reportagens que o Jornal Nacional, da Rede Globo, levou ao ar, com o intuito de conscientizar a população quanto às consequências desse absurdo!
Acesse o link e comprove o que estamos discutindo em sala de aula.
É a Geografia explicando a vida!

veja.abril.com.br 

http://www.youtube.com/watch?v=-DpnI8Tw4qg&NR=1&feature=endscreen

Mas... O que significa o termo FRONTEIRA? Qual a diferença entre fronteira e limite? Há programas governamentais para desenvolvimento da faixa de fronteira? Como fica a questão da falta de fiscalização nessas áreas?
Vamos conferir as respostas para essas e outras perguntas!


Enviado em 25/11/2010
Programa Cartório com Você


Confira  agora, algumas ações governamentais para mitigar esse problema que acabamos de detectar.


Enviado em 14/11/2011
NBR Notícias - 11.11.11: Um veículo aéreo não tripulado vai vigiar mais de 16 mil quilômetros de fronteira terrestre do Brasil e ajudar no combate a crimes como contrabando, tráfico de drogas, desmatamento e pesca ilegal. A Polícia Federal fez, nesta semana, a apresentação da aeronave em São Miguel do Iguaçu, município vizinho a Foz do Iguaçu, no Paraná.


Publicado em 07/01/2013
NBR ENTREVISTA - 07.01.13: Militares das três Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) vão monitorar pontos críticos ao longo de toda a fronteira terrestre brasileira antes da realização da Copa das Confederações, que ocorrerá em junho de 2013. A megaoperação militar -- que representará a sétima edição da Operação Ágata, de combate a ilícitos na fronteira -- deverá mobilizar, pelo menos, o dobro de efetivos que costumam participar dessas ações. Nas seis edições anteriores da Ágata, um total aproximado de 58 mil militares atuou nas fronteiras, uma média de quase 10 mil por operação. Quem dá mais detalhes é o chefe de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, brigadeiro Ricardo Machado.


Enviado em 30/09/2011
A luta contra o contrabando ganhou mais um aliado. Agora, a Receita Federal vai contar com a ajuda da tecnologia para identificar produtos que entram ilegalmente no país. Uma van equipada, chamada de Scaner móvel, vai possibilitar a identificação mais fácil e rápida de qualquer mercadoria.

noticiasdapc.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário