quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Trânsito sustentável: caos e soluções nas megacidades

Moro numa cidade de médio porte e já sinto na pele o problema gerado pelo grande número de automóveis  trafegando pelas principais avenidas de Timóteo. Em pesquisa com meus alunos, fomos buscar soluções já adotadas nas grandes cidades. Esperamos aprender com quem tem problemas ainda maiores para propor um trânsito sustentável para a nossa realidade. 
Encontrei uma reportagem muito interessante no youtube sobre o futuro do trânsito em São Paulo, a maior metrópole brasileira. A reportagem subdividida em quatro partes traz informações sobre ações desenvolvidas em cidades como Curitiba, Bogotá, Londres, entre outras.  O caos no trânsito não é um problema pontual. O mundo tem se voltado para pesquisas em busca de caminhos possíveis.
Carros voadores??? Ciclovias, motocicletas, metrôs, bondes modernos, transportes coletivos eficientes, pedágio urbano... Essas são algumas das propostas em prol da sustentabilidade no trânsito. Vamos conferir as reportagens?









Depois desses vídeos você deve estar pensando aí consigo: o caos no trânsito nas grandes metrópoles é um problema atual! Engana-se!  Assista também a este vídeo a seguir. Trata-se de um documentário de 1952, quando a capital paulista abrigava pouco mais de 2 milhões de habitantes. 
Fica então a pergunta: Será que conseguiremos equacionar este problema?


É como eu sempre digo: é preciso conhecer para criar novas propostas e soluções sustentáveis.  Vamos lá, cientistas mirins, aguardo a sua proposta para Timóteo
 ter ainda mais qualidade de vida!

2 comentários:

  1. Cida,

    Aqui em Maringá estamos vivenciando o mesmo tipo de problema que acontece na sua cidade.

    Esse fenômeno, que está longe de ser local, reflete a tendência da disseminação dos automóveis como meio de transporte. O acesso facilitado à compra de carros, que pode ser percebido pela redução do ITBI, só reforça a percepção de que nossas cidades não estão nem um pouco preparadas para absorver o aumento desse fluxo no trânsito.

    Parabéns pelo artigo!

    Abraços,

    Márcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Márcio! Obrigada pela presença. Realmente o problema do trânsito no mundo atual preocupa a todos! Não sei onde iremos parar com este capitalismo desenfreado!!
      Grande abraço!
      Cida

      Excluir