domingo, 19 de fevereiro de 2012

Geografia no ritmo da folia!

Em meio as alegrias do carnaval, recordei-me do tradicional samba-enredo do Império Serrano que exalta as belezas do nosso Brasil. E como não poderia deixar de ser, lembrei da galera do 7º ano, principalmente, mas na verdade, todo bom brasileiro precisa apreciar esta música. Assim, busquei o clip no youtube e postei  aqui para todos os meus queridos visitantes. Vamos conferir?


Para saber mais...
Aquarela Brasileira é um samba-enredo composto por Silas de Oliveira para o Império Serrano em 1964.
A escola apresentou este samba no desfile deste ano e também em 2004, quando fez uma reedição do enredo[1].

O samba é uma homenagem ao clássico da Música Popular BrasileiraAquarela do Brasil, de Ary Barroso, exaltando o Brasil, contando em versos a respeito das regiões geográficas, a beleza da arquitetura tradicional e moderna, das lendas e costumes das diferentesculturas dos povos que compõem essa nação.
Parte da região Norte do Brasil, caracterizando a extração da borracha na bacia amazônica; em seguida continua sua expedição pelo Nordeste do Brasil, das dunas do Ceará, às festas do interior de Pernambuco e Bahia, de seus costumes e religião. A chegada a Brasília, região Centro-Oeste do Brasil, recém-inaugurada à época, marca a mudança para a modernidade, culminando com São Paulo que, na divisão politica de então, pertencia à região Sul do Brasil e Rio de Janeiro, onde o samba encerra sua jornada, representando a região Sudeste do Brasil.
Embora seja uma das Jóias da Coroa do Samba, o samba-enredo Aquarela Brasileira, só pontuou em quarto lugar em 64 e em nono no ano 2004, em seu quadragésimo aniversário.
Segundo os cronistas do Carnaval carioca, a notícia da morte de Ary Barroso, chegou a Avenida Presidente Vargas quando a escola se preparava para começar seu desfile, o que teria tirado o ânimo dos componentes, justificando o quarto lugar.
Em 2004, o Império Serrano ganhou o Estandarte de Ouro, de Melhor Escola e Melhor samba-enredo, na reedição de Aquarela Brasileira.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Aquarela_Brasileira

6 comentários:

  1. Excelente sacada e momento mais do que apropriado para utilizar esse maravilhoso samba do Império Serrano como tema de sua postagem.

    Gostei tanto da sua ideia que, te pedindo licença, vou fazer o mesmo no meu humilde blog para fechar o carnaval com chave de ouro.

    Mais geográfico, impossível!

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Como boa fluminense, sou apaixonada por sambas- enredos das escolas do Rio. Este, em especial, me agrada muito e, não poderia perder a oportunidade de apresentá-lo aos meus alunos. Fico feliz que você vá aproveitá-lo no seu blog.
    Abraços carinhosos!

    ResponderExcluir
  3. genial o video geografia no ritmo da folia e tambem muito bom saber que voce e tricolor eu higor tambem sou valeu fessora higor mateus

    ResponderExcluir
  4. Ei, Higor, este samba enredo é muito legal, mesmo. Mostra as belezas naturais do nosso Brasil. Mas há um engano, eu não sou fluminense, sou flamenguista... A palavra fluminense que usei, refere-se a quem nasceu no estado do Rio de Janeiro. Eu nasci lá, na cidade de Campos dos Goitacazes. Mas não fica triste que vamos encontrar outros gostos em comum! Rssrsr...

    ResponderExcluir
  5. oi tia muito legal saber os setores de timoteo e suas economias .eu acho que esses trabalhos que voce promove ajuda agente conhecer varios assuntos que agente nao conhecia gosto muito do seu blog,ate terça.higor turma 616.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Higor... Como é bom ver o seu interesse. Parabéns! O mundo é dos espertos e curiosos e você está nesta lista! Obrigada pelas palavras carinhosas. Até amanhã! Abreijos...

    ResponderExcluir