quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

2012 - ano bissexto


Hoje é dia 29 de fevereiro. Esta data só aparece em nosso calendário de 4 em 4 anos. Quem nasceu neste dia, como o meu amigo Guilherme, só faz aniversário de 4 em 4 anos, mas também fica um tempão sem ganhar presente... (Risos!)

Brincadeiras à parte,  o dia 29 de fevereiro mostra que estamos em um ano bissexto. Você sabe o que isso significa? Numa reportagem do Bom dia Brasil de hoje você vai encontrar a explicação científica para essa alteração no nosso calendário. Veja um trecho da reportagem...

Professora explica razão científica para existência do ano bissexto

“Se não fizéssemos nenhuma correção, íamos ter uma defasagem nas estações", ressalta Josina Nascimento, do Observatório Nacional.

Um fenômeno que só acontece de quatro em quatro anos e não é Copa do Mundo: é o dia 29 de fevereiro. A agente administrativa Carlinda Chagas faz 68 anos nesta quarta-feira (29). É o que está na certidão de nascimento. Na imaginação dela, está completando 17 anos, uma vantagem por ter nascido num ano bissexto. “É que, contando de quatro em quatro anos, que são os dias do ano que tem 29 dias, aí dá 17. Se contar de quatro em quatro, só dá 17”, calcula.
A soma é fictícia, mas a explicação é verdadeira. O ano bissexto tem 366 dias, porque a Terra demora quase esse tempo para girar em torno do sol. A diferença anual é de quase seis horas. A cada quatro anos, as horas extras são compensadas com a inclusão de mais um dia no mês de fevereiro, que é o menor de todos.
Confira a reportagem completa...

5 comentários:

  1. Sério? Viu como a Geografia explica os fenômenos que nos cercam? É show ou não é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fessora achei muito interesante como era a acesita antes e como e agora tem muita diferenca gostei muito de ter visitado o seu blog



      stephanie

      Excluir
  2. Gostamos muito de fazer o trabalho,foi um pouco cansativo,mas,valeu aapena,nós ficamos sabendo de coisas que nem sabiamos,foi muito legal!
    Isadora,Millena e MªLuiza.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, meninas... O único lugar onde o sucesso vem depois do trabalho é no dicionário! Risos!!!
    Fico feliz que vocês tenham aprendido bastante sobre o nosso lugar. Sem conhecer não há como transformar para melhor! Abraços carinhosos...

    ResponderExcluir