quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Projeto Ver(de) Perto - Trabalho de Campo à Gerdau

Prepare-se, galera dos 7ºs e 8º anos...
Vem aí o nosso trabalho de Campo ao Projeto Germinar, da Gerdau. Vamos ver de pertinho a representação dos principais biomas brasileiros. Confira abaixo!

 # JUSTIFICATIVA:
   Biomas brasileiros é foco de estudo do 7º e 8º ano. Conhecer suas características, envolvendo fauna e flora, passa a ser uma necessidade cidadã, tendo em vista o modelo capitalista que impera no mundo globalizado, tendo sido priorizado o crescimento econômico em detrimento à preservação ambiental.
O projeto Ver(de) Perto nasce do desejo de conhecer a representação dos principais biomas brasileiros – o verde da nossa bandeira, já quase extinto e despertar nos alunos a consciência da sua preservação.
   Nesse contexto, está sendo proposto um trabalho de campo à Gerdau Açominas, siderúrgica que tem o compromisso com a educação ambiental de seus colaboradores e outros interessados, como escolas mineiras. A empresa desenvolve um programa de educação ambiental – GERMINAR com o objetivo de contribuir para a construção da cultura ambiental na região de influência da empresa.

# OBJETIVOS:
  • Conhecer in loco a representação dos principais biomas brasileiros, através de uma trilha de interpretação ambiental;
  • Desenvolver a consciência de preservação da flora e da fauna brasileira para que se possa atuar de forma responsável sobre o meio ambiente;
  • Ampliar conhecimentos sobre os quatro elementos da natureza: água, ar, solo e fogo;
  • Conhecer o lobo guará, uma espécie em extinção no Brasil;
  • Estabelecer diferenças e semelhanças entre os principais biomas analisados;
  • Reconhecer a riqueza da biodiversidade de cada  bioma analisado;
  • Resgatar o valor histórico  da estrada real – caminho percorrido pelos bandeirantes no processo de ocupação e povoamento do interior do país;
  • Compreender as transformações provocadas pela instalação de indústrias no espaço geográfico local;
  • Conhecer as ações de uma grande empresa siderúrgica transnacional: a Gerdau.
Vamos lá! Coloque na bagagem muita animação e vontade de aprender!
Quais são as suas expectativas para esta aula especial? 
axedorio.com
Toda viagem pedagógica vale a pena quando deixa recordações de bons momentos!Espero você!!!

2 comentários:

  1. Oi, Cida!

    É contagiante perceber que você tem o dom de transformar a sua jornada em algo que proporcione um grande prazer para todos os envolvidos.

    Admiro muito essa sua versatilidade, aliada à criatividade, disposição, respeito pela individualidade, alto astral e conhecimento da Geografia. Tudo isso só vem a acrescentar para que você seja uma profissional que não deixa de lado o coração naquilo que faz.

    Parabéns e continue sempre assim!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, Márcio... Inflei!!! Risos... Obrigada pelo carinho das palavras. De fato tenho paixão pela sala de aula! Fico muito feliz quando as propostas dão certo.

    ResponderExcluir