segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O tema é... Desertificação no Sahel


Gente, conforme combinado, aqui está uma fonte de consulta sobre este triste problema ambiental que estamos discutindo em sala de aula.

equattoria.blogspot.com
Desertificação é o fenômeno que corresponde à transformação de uma área em um deserto. Esse termo tem sido muito utilizado para a perda da capacidade produtiva dos ecossistemas causada pela atividade humana. 
falandodegeografia.blogspot.com
O processo de desertificação ocorrido no continente africano acontece devido à ocupação humana em regiões de clima semi-árido, árido e sub-úmido. A população local, ainda com costumes bastante primitivos, utiliza a lenha como fonte de energia. Para isso, vem desmatando as estepes da região para a produção do carvão vegetal. Essa prática deixa o solo exposto, propício a se fragmentar pelo vento e água, por se tratar de um solo arenoso é facilmente dispersado, iniciando assim o processo de desertificação. Outro fator degradante é o pastoreio. O gado pisoteando o solo, torna-o infértil. Sem condições de plantar a população passa fome.

O caso mais evidente desse processo está ao sul do Saara em uma região chamada de Sahel, nessa região o problema cresce de forma assustadora, as causas são por ações, como vimos, são antrópicas. No Sahel acontece atualmente a migração de pessoas para outras áreas em decorrência desse problema ambiental. Em toda região adjacente ao deserto a destruição vegetal provoca assoreamento dos mananciais (rios, lagoas e lagos) e acelera o processo atingindo áreas que até então eram férteis. 

Para reduzir o avanço da desertificação são necessários, recursos financeiros, aplicação de tecnologias e vontade política, mas há um inconveniente, grande parte dos países africanos sofre sérios problemas financeiros, não conseguem sequer oferecer à sua população políticas sociais.


3 comentários:

  1. Parabéns, professora Cida, seu blog é 10, também estou passando para os meus alunos para visitarem o seu blog. Abraços

    ResponderExcluir
  2. lixões a céu aberto,moradias em áreas de risco,sérios problemas urbanos,nascente morrendo,desmatamento de matas ciliares deixando nossos rios assoreados,processo de mineração poluindo o ar,a água e o solo
    William & Saulo

    ResponderExcluir
  3. Obrigada estava precisando muito desta ajuda

    ResponderExcluir