INTERDEPENDÊNCIA ENTRE CAMPO E CIDADE
Entre o doce e os sabores, novos saberes sendo construídos!
Nesta deliciosa proposta pedagógica, vamos aprender sobre processos produtivos que envolvem o trabalho de tanta gente. No setor primário, o homem do campo planta, cria animais, extrai elementos naturais do subsolo. Praticam as atividades econômicas: agricultura, pecuária e extrativismo. Tanta matéria-prima produzida. Rumo ás indústrias da cidade e às agroindústrias que já chegaram ao campo também. Nesta fase de transformação da matéria-prima em produtos diversos, surgem as atividades do setor secundário: indústria, produção de energia e construção civil. Na última etapa do processo de produção, está o setor terciário, com a compra e venda e utilização dos produtos que surgiram. É a vez do comércio e da prestação de serviços.
E nesta brincadeira de aprendizagem, percebemos o valor do trabalho do agricultor, do pecuarista, do operário, do motorista, do vendedor, enfim. É uma integração total entre o trabalhador do campo e o trabalhador da cidade. Um servindo ao outro, numa total parceria!
# PROPOSTA DE TRABALHO:
·
Cada grupo de alunos deverá se organizar para trazer para a sala
de aula, no dia 13 de março –
quinta-feira, o seguinte:
§ GRUPO 1( 0... alunos):
um bolo de trigo com um pouco de chocolate em tabuleiro médio
§ GRUPO 2 (0... alunos):
um bolo de cenoura em tabuleiro médio
§ GRUPO 3 (0... alunos):
suco de fruta em 02 (duas) garrafas pet de 2 litros
§ GRUPO 4(0... alunos): suco de fruta em 02 (duas) garrafas
pet de 2 litros
§ GRUPO 5 (0... alunos): suco
de fruta em 02 (duas) garrafas pet de 2 litros
§ GRUPO 6 (0... alunos): 30
pratinhos e 30 garfinhos descartáveis para bolo
§ GRUPO 7 (0... alunos): 50
copos e 50 guardanapos descartáveis
CAMPO E CIDADE: ESPAÇOS QUE SE COMPLEMENTAM

·
Após a degustação, EM GRUPO, resolvam às questões abaixo, no
caderno, com aquele capricho!!!
01) Quais ingredientes foram
usados na produção dos bolos e dos sucos?
02) Com base na resposta
anterior, complete a tabela.
Ingrediente
industrializado
|
MATÉRIA-PRIMA
|
||
Origem vegetal
|
Origem Animal
|
Origem Mineral
|
|
03) Elabore um conceito para
definir MATÉRIA-PRIMA.
04) Quais atividades
econômicas foram desenvolvidas para que o nosso Café Geográfico pudesse
acontecer? -Leia a p.71 do Jornadas.geo
e conheça mais sobre esse tema.
05) Quais atividades
econômicas são predominantes no campo? E na cidade?
06) Na sua opinião, os
moradores do campo têm acesso aos ingredientes usados na produção dos bolos?
Justifique a sua resposta.
07) Atualmente, a
agricultura e a pecuária contam com a ajuda de máquinas no trabalho. Converse
com os seus colegas e responda: Quais são os pontos positivos e os negativos da
presença da tecnologia no campo? -Leia a p.29 antes de resolver a questão.
08) De que forma o nosso
Café Geográfico contribuiu para que possamos perceber a interdependência entre
o campo e a cidade? - Leia a p.28 do Jornadas.geo para ajudá-lo/a na sua
resposta.
Beijinhos doces
para você!!!
Confira o registro fotográfico
Entre um pedaço e outro, fomos percebendo que muitas pessoas trabalharam para que os saborosos bolos chegassem
à nossa sala de aula.
Em todo o processo produtivo, agricultores, pecuaristas, motoristas, operários, comerciantes e comerciários, entre tantos outros, trabalharam duro para produzirem matérias-primas para os ingredientes dos bolos e sucos.
Que delícia!!! Descobrimos vários conceitos em uma aula só: atividades econômicas, matéria-prima, modernização no campo, processo produtivo das nossas guloseimas!!!
E nossas descobertas não pararam aí... O café geográfico serviu apenas como fio condutor para novas aprendizagens.
E vamos que vamos!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário