sexta-feira, 14 de março de 2014

Café Geográfico

INTERDEPENDÊNCIA ENTRE CAMPO E CIDADE
 Entre o doce e os sabores, novos saberes sendo construídos!
 Nesta deliciosa proposta pedagógica, vamos aprender sobre processos produtivos que envolvem o trabalho de tanta gente. No setor primário, o homem do campo planta, cria animais, extrai elementos naturais do subsolo. Praticam as atividades econômicas: agricultura, pecuária e extrativismo. Tanta matéria-prima produzida. Rumo ás indústrias da cidade e às agroindústrias que já chegaram ao campo também. Nesta fase de transformação da matéria-prima em produtos diversos, surgem as atividades do setor secundário: indústria, produção de energia e construção civil. Na última etapa do processo de produção, está o setor terciário, com a compra e venda e utilização dos produtos que surgiram. É a vez do comércio e da prestação de serviços.
E nesta brincadeira de aprendizagem, percebemos o valor do trabalho do agricultor, do pecuarista, do operário, do motorista, do vendedor, enfim. É uma integração total entre o trabalhador do campo e o trabalhador da cidade. Um servindo ao outro, numa total parceria!

# PROPOSTA DE TRABALHO:

·         Cada grupo de alunos deverá se organizar para trazer para a sala de aula, no dia 13 de março – quinta-feira, o seguinte:

§  GRUPO 1( 0... alunos): um bolo de trigo com um pouco de chocolate em tabuleiro médio
§  GRUPO 2 (0... alunos): um bolo de cenoura em tabuleiro médio
§  GRUPO 3 (0... alunos): suco de fruta em 02 (duas) garrafas pet de 2 litros
§  GRUPO 4(0...  alunos): suco de fruta em 02 (duas) garrafas pet de 2 litros
§  GRUPO 5 (0... alunos): suco de fruta em 02 (duas) garrafas pet de 2 litros
§  GRUPO 6 (0... alunos): 30 pratinhos e 30 garfinhos descartáveis para bolo
§  GRUPO 7 (0... alunos): 50 copos e 50 guardanapos descartáveis
   
 CAMPO E CIDADE: ESPAÇOS QUE SE COMPLEMENTAM

 CONSTRUINDO SABERES... hUMM! Que delícia!!!
·         Após a degustação, EM GRUPO, resolvam às questões abaixo, no caderno, com aquele capricho!!!

01) Quais ingredientes foram usados na produção dos bolos e dos sucos?
02) Com base na resposta anterior, complete a tabela.

Ingrediente
industrializado
MATÉRIA-PRIMA
Origem vegetal
Origem Animal
Origem Mineral

































03) Elabore um conceito para definir MATÉRIA-PRIMA.

04) Quais atividades econômicas foram desenvolvidas para que o nosso Café Geográfico pudesse acontecer?  -Leia a p.71 do Jornadas.geo e conheça mais sobre esse tema.

05) Quais atividades econômicas são predominantes no campo? E na cidade?

06) Na sua opinião, os moradores do campo têm acesso aos ingredientes usados na produção dos bolos? Justifique a sua resposta.

07) Atualmente, a agricultura e a pecuária contam com a ajuda de máquinas no trabalho. Converse com os seus colegas e responda: Quais são os pontos positivos e os negativos da presença da tecnologia no campo? -Leia a p.29 antes de resolver a questão.


08) De que forma o nosso Café Geográfico contribuiu para que possamos perceber a interdependência entre o campo e a cidade? - Leia a p.28 do Jornadas.geo para ajudá-lo/a na sua resposta.                                   Beijinhos doces para você!!!

Confira o registro fotográfico







Entre um pedaço e outro, fomos percebendo que muitas pessoas trabalharam para que os saborosos bolos chegassem 
à nossa sala de aula.
Em todo o processo produtivo, agricultores, pecuaristas, motoristas, operários, comerciantes e comerciários, entre tantos outros, trabalharam duro para produzirem matérias-primas para os ingredientes dos bolos e sucos. 
Que delícia!!! Descobrimos vários conceitos em uma aula só: atividades econômicas, matéria-prima, modernização no campo, processo produtivo das nossas guloseimas!!! 
E nossas descobertas não pararam aí... O café geográfico serviu apenas como fio condutor para novas aprendizagens. 
E vamos que vamos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário