Olá, galera do 6º ano!
Vamos nos preparar para a II PME, revisando
conteúdos e tirando todas as dúvidas. Para quem não tem a atividade de revisão, aqui está ela!!!
Matéria da prova:
- Atividades econômicas – p.71
- O lixo, a reciclagem e os recursos naturais
renováveis e não renováveis – p.74 e 83
- Consumo responsável – p.88 e 89
- Relevo e atividades econômicas – p.108 a 111
- Recursos minerais e energéticos – p.118 a 139
- Todas as atividades e registros no caderno e
vídeos no blog showgrafia (alô, 6º ano)
Abraços carinhosos, Profª Cida
- Consulte a p.71 e resolva as questões de 01
a 07.
01. ELABORE duas frases geograficamente corretas, citando um exemplo de produção
de um determinado produto, desde sua retirada na natureza, sua transformação,
distribuição e venda.
02. Distribua as seguintes atividades nos setores
econômicos abaixo:
Extrativismo
– Indústria – Comércio – Agricultura - Hospitais – Distribuição de mercadorias
–
Pecuária – Fábrica – Construção Civil – Produção de
energia elétrica – Escolas –
a) Setor Primário: b) Setor Secundário: c) Setor Terciário:
03. Relacione as colunas, com
referencia aos setores da economia:
(A) Atividades Primárias (B) Atividades Secundárias (C) Atividades Terciárias
( )
Setor onde a matéria-prima é transformada em um produto, através das
indústrias.
( )
Setor onde abrange as atividades de comércio e serviços de produtos
industrializados.
( )
Setor no qual são produzidos ou retirados na natureza as matérias-primas. (ex:
agricultura, pecuária e extrativismo).
04. Relacione as colunas:
(A) Agricultura (B) Pecuária (C) Agropecuária
( ) Conjunto de atividades que abrangem
a agricultura e a pecuária.
( ) Utilização do solo para plantio e o
cultivo de plantas.
( ) Utilização da terra para criação de
animais, com finalidade econômica.
05. O extrativismo vegetal é
uma atividade do setor primário da economia. Toda prática de exploração de
recursos naturais necessita ser planejada e adequada à dinâmica da natureza,
pois os recursos podem esgotar-se. A retirada veloz e sem planejamento de
árvores já comprometeu e pode continuar a comprometer grande parte das
florestas brasileiras.
a)
O que a
sociedade pode fazer para evitar o esgotamento dos recursos vegetais, considerando
que eles são renováveis?
b) O que a sociedade pode fazer para evitar o
esgotamento dos recursos naturais não renováveis?
Exemplo: O granito é um exemplo de rocha ígnea ou magmática
que sob a ação do intemperismo formam fragmentos de rochas sedimentares como
seixos. E sob a ação do calor e pressão, o granito se transforma em gnaisse, uma rocha metamórfica.
Conclusão:
Concluímos que as rochas magmáticas são formadas tanto pela
cristalização do magma no interior da terra como pela lava liberada dos
vulcões. Mas as rochas magmáticas - e também as metamórficas - podem ser quebradas
em pequenos pedaços ou fragmentos que se acumulam em camadas de sedimentos e
acabam se transformando, por compressão, em rochas sedimentares. Finalmente,
aprendemos também que as rochas sedimentares e também as magmáticas, sob a ação
de altas temperaturas e pressão, podem se transformar em rochas metamórficas.
Mas, se uma rocha metamórfica for derretida, ela pode novamente se tornar uma
rocha magmática!
07. CITE quatro exemplos de recursos renováveis e quatro de recursos não-renováveis. (p.74)
08. Releia as p.108 e
109 e registre uma conclusão sobre de que forma o relevo influencia a
agricultura.
09. Releia as p.135 a
137 e resolva:
a)
O
que são fontes de energia renováveis?
b)
Cite
quatro exemplos de fontes de energia limpa.
10. A ilustração a
seguir representa a formação do carvão mineral – um combustível fóssil
utilizado como principal fonte de energia durante todo o século XIX. (p.129 a 131)
![]() |
espacociencias.com |
a)
Além
do carvão mineral, há outros combustíveis fósseis. CITE-os.
b)
Qual
é a importância desses recursos minerais para a sociedade?
c)
Qual
é o problema ambiental gerado pelo uso desse tipo de combustível?
d)
Em
qual das camadas da Terra são retirados os recursos naturais utilizados na
indústria mundial?
11- Identifique as
fontes energéticas de acordo com as charadinhas a seguir.
a)
Consiste
no uso da força da água para mover moinhos e turbinas.
b)
Consiste
no uso de matéria orgânica, como cana-de-açúcar, milho, mamona, etc. para a produção de etanol e biodiesel.
c)
Produz
impactos ambientais como inundação de áreas verdes, cidades, tribos indígenas e
impactos sociais, como a migração forçada pela remoção da população local.
d)
Consiste
no uso da força do vento para mover turbinas.
e)
Consiste
no uso do calor do sol, podendo ser usado diretamente como energia térmica
(calor) para aquecimento de água ou como eletricidade para uso geral.
f)
Provoca
morte de pássaros e morcegos, prejudicando o processo de polinização, reduzindo
a reprodução de espécies vegetais nativas e, provocando o aumento de pragas e
consequentemente, o uso de agrotóxico na
agricultura.
g)
Ainda
é uma fonte alternativa muito cara, devido à necessidade de importação das
placas de captação de energia.
h)
Seu
uso crescente pode gerar carência de alimentos, em função do uso de extensas
áreas de solos férteis para a produção de matéria-prima visando à geração de
energia de origem orgânica.
i)
Consistem
no uso do petróleo, carvão mineral e gás natural. São altamente poluentes e
contribuem para o aquecimento do planeta em função do gás carbônico gerado pela
queima desses materiais.
12. Releia as p.118 a
121 e construa uma tabela informando CINCO minerais e sua utilização no
cotidiano.
![]() |
www.recadoseglitters.com |

Beijocas com gostinho de sucesso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário