quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Como a sociedade se apropria da natureza? É preciso conhecer para preservar!


Olá, galera do 6º ano!
Vamos nos preparar para a II PME, revisando conteúdos e tirando todas as dúvidas. Para quem não tem a atividade de revisão, aqui está ela!!!
Matéria da prova:
- Atividades econômicas – p.71
- O lixo, a reciclagem e os recursos naturais renováveis e não renováveis –    p.74 e 83
- Consumo responsável – p.88 e 89
- Relevo e atividades econômicas – p.108 a 111
- Recursos minerais e energéticos – p.118 a  139
- Todas as atividades e registros no caderno e vídeos no blog showgrafia (alô, 6º ano)
                                                                   Abraços carinhosos, Profª Cida
 # DICA DE ORGANIZAÇÃO: imprima, recorte,  cole e resolva esta atividade em seu caderno. Dê ao caderno de Showgrafia o caráter de PORTFÓLIO, onde registramos todas as nossas descobertas. Bom trabalho!

- Consulte a p.71 e resolva as questões de 01 a 07.

01. ELABORE duas frases geograficamente corretas, citando um exemplo de produção de um determinado produto, desde sua retirada na natureza, sua transformação, distribuição e venda.
02. Distribua as seguintes atividades nos setores econômicos abaixo:
Extrativismo – Indústria – Comércio – Agricultura - Hospitais – Distribuição de mercadorias –
 Pecuária  – Fábrica – Construção Civil – Produção de energia elétrica – Escolas –

a) Setor Primário:                                 b) Setor Secundário:                           c) Setor Terciário:

03. Relacione as colunas, com referencia aos setores da economia:
(A) Atividades Primárias                (B) Atividades Secundárias              (C) Atividades Terciárias
   ) Setor onde a matéria-prima é transformada em um produto, através das indústrias.
   ) Setor onde abrange as atividades de comércio e serviços de produtos industrializados.
(    ) Setor no qual são produzidos ou retirados na natureza as matérias-primas. (ex: agricultura, pecuária e extrativismo).
04. Relacione as colunas:
(A) Agricultura                    (B) Pecuária                 (C) Agropecuária
(    ) Conjunto de atividades que abrangem a agricultura e a pecuária.
(    ) Utilização do solo para plantio e o cultivo de plantas.
(    ) Utilização da terra para criação de animais, com finalidade econômica.


05. O extrativismo vegetal é uma atividade do setor primário da economia. Toda prática de exploração de recursos naturais necessita ser planejada e adequada à dinâmica da natureza, pois os recursos podem esgotar-se. A retirada veloz e sem planejamento de árvores já comprometeu e pode continuar a comprometer grande parte das florestas brasileiras.

a)    O que a sociedade pode fazer para evitar o esgotamento dos recursos vegetais, considerando que eles são renováveis?
b)     O que a sociedade pode fazer para evitar o esgotamento dos recursos naturais não  renováveis?

06. Registre frases sobre os três tipos de rochas encontrados na crosta terrestre, a partir da leitura do disco do CICLO DAS ROCHAS que você montou. (Leia atentamente a p.122)
Exemplo: O granito é um exemplo de rocha ígnea ou magmática que sob a ação do intemperismo formam fragmentos de rochas sedimentares como seixos. E sob a ação do calor e pressão, o granito se transforma  em gnaisse, uma rocha metamórfica.

Conclusão:
Concluímos que as rochas magmáticas são formadas tanto pela cristalização do magma no interior da terra como pela lava liberada dos vulcões. Mas as rochas magmáticas - e também as metamórficas - podem ser quebradas em pequenos pedaços ou fragmentos que se acumulam em camadas de sedimentos e acabam se transformando, por compressão, em rochas sedimentares. Finalmente, aprendemos também que as rochas sedimentares e também as magmáticas, sob a ação de altas temperaturas e pressão, podem se transformar em rochas metamórficas. Mas, se uma rocha metamórfica for derretida, ela pode novamente se tornar uma rocha magmática!


07. CITE quatro exemplos de recursos renováveis e quatro de recursos não-renováveis. (p.74)


08. Releia as p.108 e 109 e registre uma conclusão sobre de que forma o relevo influencia a agricultura.


09. Releia as p.135 a 137 e resolva:

a)    O que são fontes de energia renováveis?
b)    Cite quatro exemplos de fontes de energia limpa.

10. A ilustração a seguir representa a formação do carvão mineral – um combustível fóssil utilizado como principal fonte de energia durante todo o século XIX.  (p.129 a 131)
espacociencias.com
a)    Além do carvão mineral, há outros combustíveis fósseis. CITE-os.
b)    Qual é a importância desses recursos minerais para a sociedade?
c)    Qual é o problema ambiental gerado pelo uso desse tipo de combustível?
d)    Em qual das camadas da Terra são retirados os recursos naturais utilizados na indústria mundial?


11- Identifique as fontes energéticas de acordo com as charadinhas a seguir.

a)    Consiste no uso da força da água para mover moinhos e turbinas.
b)    Consiste no uso de matéria orgânica, como cana-de-açúcar, milho, mamona, etc.  para a produção de etanol e biodiesel.
c)    Produz impactos ambientais como inundação de áreas verdes, cidades, tribos indígenas e impactos sociais, como a migração forçada pela remoção da população local.
d)    Consiste no uso da força do vento para mover turbinas.
e)    Consiste no uso do calor do sol, podendo ser usado diretamente como energia térmica (calor) para aquecimento de água ou como eletricidade para uso geral.
f)     Provoca morte de pássaros e morcegos, prejudicando o processo de polinização, reduzindo a reprodução de espécies vegetais nativas e, provocando o aumento de pragas e consequentemente,  o uso de agrotóxico na agricultura.
g)    Ainda é uma fonte alternativa muito cara, devido à necessidade de importação das placas de captação de energia.
h)    Seu uso crescente pode gerar carência de alimentos, em função do uso de extensas áreas de solos férteis para a produção de matéria-prima visando à geração de energia de origem orgânica.
i)      Consistem no uso do petróleo, carvão mineral e gás natural. São altamente poluentes e contribuem para o aquecimento do planeta em função do gás carbônico gerado pela queima desses materiais.

12. Releia as p.118 a 121 e construa uma tabela informando CINCO minerais e sua utilização no cotidiano.
www.recadoseglitters.com
                                                                                 Beijocas com gostinho de sucesso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário