1- Empresas siderúrgicas e mineradoras como a VALE, CSN, Petrobrás e Hidrelétrica de Paulo Afonso, no setor energético.
2- B.
3- Instalação de multinacionais, investimentos na infraestrutura, fundação de Brasília, investimentos nas indústrias de bens de consumo duráveis, principalmente de automóveis. JK foi o governo dos automóveis!!!
4- ...
5- D.
6- ...
7- Foi do café que veio o capital para o Estado investir na industrialização do país.
8- Era mais caro instalar fábricas em capitais, por isso procuram o interior /congestionamento no trânsito/vantagens governamentais.
9- Isenção de imposto e venda de terras a preço baixo ou até de graça, mão de obra barata, embora não sejam especializadas, como no Sudeste, etc.
10- V/F/V/F/V.
11- B.
12- Juscelino Kubitschek.
13-a) Transporte, bancos, taxistas, salões de beleza, escolas, clínicas médicas, etc.
b) As novas tecnologias, principalmente nas indústrias, aumento do poder aquisitivo da população, competição entre empresas.
14- Compra pela internet estimulam a economia do país.
15-a)Melhoria no transporte, reformas de portos, aeroportos e rodovias, ampliação da rede hoteleira.
b) A violência gera insegurança e atrapalha o turismo.
16- Não há engarrafamento, menos acidentes, custo de manutenção baixo, capacidade de transportar grandes volumes de uma vez.
17-a) Sim
b) Sim
18-a) 190,7 milhões de habitantes.
b)80.514.876,599 km²
19-a) A taxa de fecundidade no Brasil vem diminuindo, ou seja, muitas mulheres não estão tendo filhos ou reduzindo o número de filhos, graças a uso de métodos contraceptivos, a inserção no mercado de trabalho, problemas urbanos, como perda de tempo no trânsito, entre outros.
b) Melhoria na saúde com novos medicamentos e vacinação.
20- Saldo migratório.
21- Fase 1 e fase 2, respectivamente.
22- D.
23- As pessoas ficaram mais ocupadas com a urbanização e a mulher não pode ter muitos filhos, principalmente, por causa do trabalho.
Galera, estude as páginas indicadas neste BMA e ARRASEM na PME!
Vamos fechar o ano com chave de ouro!!!
Abraços carinhosos já com saudades!
Profª Cida
Agradeço a colaboração da aluna Luiza Brito na digitação deste gabarito! Valeu, Lu...
Geografia é viva, é show!É uma lente que explica o mundo. Showgrafia é o seu apelido e é uma proposta. É um desejo de tornar as aulas de Geografia num momento de alegria, de envolvimento, de olhos brilhantes e curiosos para este mundão de Deus. Showgrafia tem um quê de participação, de busca, de leveza, de trocas de experiências e de ideias que conduzem à construção do conhecimento, num espaço onde o professor não é mesmo quem "sempre ensina, mas quem de repente, aprende".
Recados do coração
sábado, 30 de novembro de 2013
quinta-feira, 28 de novembro de 2013
O Brasil pode decolar, mas alguns gargalos precisa enfrentar...
Eles destacam, porém, que país precisa enfrentar gargalos na economia, como infraestrutura, educação e carga tributária. Há quatro anos, a revista Economist mostrava uma economia em ascensão. Recentemente, veio a dúvida: 'O Brasil perdeu sua chance?', perguntou a publicação.
Ao acordar, assisti na Globo News um programa especial sobre o futuro da economia brasileira. Na reportagem, depoimentos mostram como o mundo vê o nosso país: sol, praia, samba e futebol. Em meio a tanta alegria e boas energias, pode renascer um país que em 2010 teve um crescimento de 7,5% contra 0,9% em 2012. Parece que a economia começa, a passos lentos, a ligar a suas turbinas... Vale conferir toda a reportagem, clicando no link abaixo:
quarta-feira, 27 de novembro de 2013
Conscientização ambiental com a galera do 6º ano
E o show de apresentações continuou com os outros grupos de trabalho. Os temas desta vez foram a preservação dos recursos naturais, tanto renováveis quanto os não renováveis, o descarte correto do papel usado. A galera aprendeu quais papéis podem ser reciclados. E contamos ainda, com uma dinâmica bem legal sobre alguns pontos turísticos que estão sendo ameaçados pelo Aquecimento Global.
Esta turminha é demais!!!








Parabéns, garotada!!!
Marcadores:
maquete comestiveis,
trabalhos de geografia
sábado, 23 de novembro de 2013
6º ano: RETROSPECTIVA 2013 com direito à maquete comestível

O primeiro tema foi Formação do relevo, uma abordagem dos agentes internos tectonismo e vulcanismo. A dupla Gabriel Cabral e Paulo Gonçalves entraram em cena e mostraram que entendem bem de Showgrafia.


O segundo tema apresentado foi a relação entre relevo e moradia. A aluna Cecília Vargas deu um show de apresentação sobre ocupação em áreas de risco.


Como culminância das apresentações do dia, o trio Kássia Lana, Clara Souza e Luiza Brito apresentaram a maquete sobre Uso e Ocupação de bacias hidrográficas, como proposta de conscientização sobre a racionalização e preservação da água, um recurso natural renovável, mas que pode ficar escasso em função das ações humanas.

E assim, entre uma apresentação e outra, fomos tendo a certeza de que estudar Showgrafia é, literalmente, uma delícia!
Aguardem, na semana que vem tem mais!!!
Marcadores:
aluno sujeito do processo de ensino e aprendizagem,
áreas de risco,
bacia hidrográfica,
maquete comestível nas aulas de geografia,
tectonismo,
vulcanismo
Assinar:
Postagens (Atom)