terça-feira, 23 de setembro de 2014

Um tour pela capital mineira: uma proposta de Geociências

Showgrafia levará  meus queridos alunos do 7º ano, do CECMG, a escola que faz acontecer, num trabalho de campo, à capital mineira, Belo Horizonte. É um convite para mergulharmos no tempo, na modernidade e na natureza. 
Acompanhe o trailler da viagem... 
No Museu de Artes e Ofício, vamos conhecer ferramentas e obras de arte que comprovam como se deu o trabalho ao longo da história do nosso país e que acabou culminando nesta rede tecnológica que vivemos em pleno século XXI.


Visite o site do museu e compare os instrumentos da era pré-industrial e os da nova era. Percebam a evolução do sentido das palavras técnica e tecnologia.

No Aquário da Bacia do São Francisco veremos de perto toda a VIDA do maior rio totalmente brasileiro e que, infelizmente, encontra-se ameaçada pelo trabalho humano. Assim, vamos ampliando nossa consciência e compromisso ambiental.


Vale a pena fazer uma viagem de 6 minutos pelo Rio da Unidade Nacional e conhecer como se dá o uso e a ocupação de sua bacia hidrográfican numa reportagem do Jornal Hoje.

Pelo trajeto teremos a oportunidade de ver de perto as obras da reforma do Mineirão e na infraestrutura da cidade. Foi a Copa modificando o espaço geográfico da nossa capital, a terceira metrópole nacional do país!


E para fechar, que tal um lanche no Shopping Del Rey, um dos atuais espaços de concentração do setor terciário, emoldurado pela segurança e comodidade? 
Huuummmm... Showgrafia é uma delícia!!! Já deu água na boca!
brmalls.com.br
emcronicasecontos.blogspot.com
  Ah... Estudar assim é bom demais, sô!!!
Quem quer ir ponha o dedo aqui...( Risos!!!)
Vamos com Deus, galeraaa!!

domingo, 14 de setembro de 2014

7 USOS SURPREENDENTES DO PETRÓLEO


O petróleo é mais, muito mais do que a matéria prima dos combustíveis de automóveis. Na realidade dependemos pesadamente dos compostos provenientes do petróleo, que se transformam nos mais variados produtos de consumo.
Confira essa lista com sete usos surpreendentes da substância:
7. Batom
batom
Por muitos anos os cosméticos foram feitos apenas de produtos naturais mas, hoje, um dos principais ingredientes de maquiagens é o petróleo. Ele é a matéria-prima de componentes como o propileno glicol e os corantes. O petróleo é o responsável pela fixação e pelas cores vibrantes das maquiagens atuais.
6. Painéis solares
batom
A energia solar é limpa e faz com que as pessoas não usem mais combustíveis fósseis, certo? Nem tanto. Os painéis utilizados para capturar a luz solar são feitos de resina e plástico – produtos baseados em petróleo. As indústrias que produzem esses painéis estão pesquisando bioresinas para substituir os plásticos.
5. Poliéster
batom
Para muitas donas de casa, roupas que não ficam amassadas e não precisam ser passadas são de grande ajuda. Mas isso só acontece por causa do petróleo. A substância é usada para formar fibras de tecido em sua camisa sintética. A parte boa é que o poliéster pode ser reciclado. A parte ruim é que ele está bem fora de moda.
4. Chiclete
batom
Do que você pensava que ele era feito? Se você gosta da duração e da textura de sua goma de mascar então agradeça ao petróleo. As primeiras gomas de mascar derivavam de um látex conhecido como “chicle”, mas as atuais são feitas de polímeros – por isso os chicletes demoram para se decompor quando você os cospe na rua. Eles não são biodegradáveis.
3. Giz de cera
batom
Eles não são realmente feitos de cera. Grande choque, certo? Pelo menos não de cera natural. Eles são formados de parafina, a mesma substância que os surfistas usam em suas pranchas e que produtores de maçãs passam nas frutas para dar brilho a elas. Até mesmo o brilho do chocolate que você come por der do petróleo.
2. Aspirina
batom
Sua companheira pós-ressaca também é feita de petróleo. Pessoas as tomam para curar dores de cabeça, febre e para se prevenir de ataques cardíacos e derrames – e o remédio se mostrou ser um dos mais confiáveis. O famoso ácido acetisalícílico é um produto natural, mas outros componentes da aspirina, como o benzeno, é derivado do petróleo.
1. Meia-calça
batom
Elas possuem nylon lembra? Milhões de mulheres as usam todos os dias e mal sabem que estão se vestindo com petróleo. O nylon é um termo-plástico desenvolvido em 1935 por um químico chamado Wallace Carothers. Hoje o nylon está presente até nos paraquedas

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Devastação da Amazônia e a falta d'água em cidades brasileiras: qual é a relação?

A reportagem do Fantástico do último domingo veio esclarecer um problema climático que tem assolado São Paulo - a maior cidade da América Latina. O vídeo será a base para as minhas discussões  sobre essa temática com os alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental.
Tópicos para discussão:
- questões climáticas e a importancia da Amazônia
- causas do desmatamento da floresta
- ação dos grileiros
- segurança na Amazônia



Edição do dia 31/08/2014
31/08/2014 22h31 - Atualizado em 31/08/2014 22h31

Falta d'água em cidades tem a ver com devastação desenfreada da Amazônia

Chuvas que recarregam reservatórios da região Sudeste são oriundas da Amazônia. Árvores são ‘toque final’ da máquina biológica que produz chuvas.



Vale a pena conferir o vídeo ou a reportagem no link abaixo!
http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2014/08/falta-dagua-em-cidades-tem-ver-com-devastacao-desenfreada-da-amazonia.html


O chão foi o destino de 20% das árvores da Floresta Amazônica original. Que isso vem acontecendo há anos, todos sabem. O que você provavelmente não sabe é que esse crime ambiental tem a ver com a falta d'água na maior cidade da América Latina. É que a Amazônia bombeia para a atmosfera a umidade que vai se transformar em chuva nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. Quanto maior o desmatamento, menos umidade e, portanto, menos chuva. E sem chuva, os reservatórios ficam vazios e as torneiras, secas.
É guerra contra a cobiça. (...)