domingo, 25 de maio de 2014

Geadas no Paraná e no Uruguai, fechamento das exportações na Argentina impulsionaram a lavoura de trigo no cerrado

25/05/2014 08h00 - Atualizado em 25/05/2014 08h05

Agricultores dobram área plantada com trigo em Minas Gerais

Nova fronteira agrícola se abre em pleno cerrado brasileiro.

 Brasil vai muito bem na produção de alimentos, podendo até vender para outros países. Mas tem um produto que consumimos largamente que ainda precisamos importar: o trigo.
O trigo do biscoito, da pizza, do bolo, do pastel e, principalmente, do pão nosso de cada dia não tem produção brasileira que dê conta da demanda. Por enquanto. A pesquisa de novas variedades vai muito bem e cada vez mais esse nobre cereal conquista novos territórios no cerrado.  

A região Sul responde por 95% da produção nacional de trigo, mas em MInas Gerais, os trigais quase dobraram de área em dois anos.
Terras planas, altitudes adequadas e temperaturas amenas. Não é de hoje que o trigo é plantado no cerrado brasileiro e estudos explicam que a cultura está por lá há pelo menos 200 anos, mas só a partir da segunda metade do século passado, que a pesquisa vem confirmando a viabilidade econômica da região. O cenário foi despertando o interesse do agricultor, que nunca antes na história havia investido tanto no cultivo como agora.
Confira o vídeo com a reportagem completa e saiba que fatores contribuíram para a subida do preço e as vantagens que levam os moinhos em comprar matéria-prima local.
http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2014/05/agricultores-dobram-area-plantada-com-trigo-em-minas-gerais.html

Boa notícia!!! Onça parda, jaguatirica e mais de 70 animais não correm mais risco de extinção!

BRASÍLIA - 
Governo divulga espécies que deixaram lista de ameaçadas de extinção
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, 77 espécies da fauna saíram da lista
   
Confira reportagem do Programa Globo Rural de 23 de maio de 2014.
http://g1.globo.com/economia/agronegocios/