domingo, 1 de dezembro de 2013

Gabarito do BMA 6º ano

1- Pelo efeito da ilha de calor, o ar quente tende a continuar subindo. Quanto mais alto, maiores a instabilidade e a tendência à ocorrência de tempestades, raios e granizo.

2-a) O maior exemplo é a ação de indústrias, das usinas termoelétricas e dos veículos de transporte que utilizam combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo.

b) A chuva ácida representa uma ameaça à vida no planeta (florestas são destruídas, como a Floresta Negra, na Alemanha, fauna e flora aquáticas ficam comprometidas), além de prejudicar o solo, a agricultura e acelerar a corrosão de monumentos e edifícios.

3-a) Fábricas liberam dióxido de carbono (CO2). A queima de combustíveis fósseis e emissão de gases pelos veículos automotores intensificam o Efeito Estufa.

b) O desmatamento não causa, mas agrava o Efeito Estufa. Justamente porque a vegetação ajuda a manter a temperatura do planeta, pois absorve o CO2, na fotossíntese.

4- Polinização: consiste no transporte de grãos de pólen de uma flor para a outra, pelo vento ou por pássaros e insetos.
Dispersão de frutos e sementes: ao comerem frutos e sementes, animais como aves, peixes e mamíferos. levam frutos e sementes para outros lugares, ajudando a formar e a preservar a vegetação.

5- A fertilização, resultado da decomposição da floresta é importante para enriquecer os solos de lugares com climas  tropicais, como a Amazônia, que são naturalmente ácidos.

6- Higrófitas: espécies de vegetais adaptados aos ambientes de elevada quantidade de água. Ex: Floresta Amazônica.
Xerófitas: especies de vegetais adaptados aos ambientes com pouca água. Ex : Cactos da Caatinga.
7- Os estudos realizados fcomprovaram que essa floresta influencia o clima de grande parte da America do Sul.No oceano Atlântico, originam-se massas de ar carregadas de umidade que são transportadas pelo vento, levando chuva para outros locais.

8-a)Tundra (Clima Polar)
b) Floresta equatorial (Clima Equatorial)
c) Deserto, floresta temperada (Clima Temperado)
d) Savana. (Clima Tropical)
e) Taiga. (Clima Frio)

DICA DE SUCESSO:  Revejam as características de todos os tipos de vegetação de conhecemos. (p.200 a 202)

9- Muitas das espécies animais e vegetais são matérias-primas para o desenvolvimento de substâncias de produtos usados na fabricação de medicamentos, óleos e cométicos.

10- A biopirataria é o comércio ilegal de recursos naturais. Nossa rica biodiversidade está sendo ameaçada por pesquisadores que entram na floresta como turistas, estudam diferentes espécies de vegetais e animais e ganham dinheiro com o que aprendem com os povos da floresta.

Apreciem a poesia feita pela Vitória (616)...

A biopirataria

Vão chegando de mansinho/vêm trazendo agradinhos/
Estudam nossas espécies animais ou vegetais
Coletam exemplares e a cada dia chegam mais
Aproveitam da simplicidade e da carência social
Levam mudas e sementes/Insetos e tudo mais
Vão passando-se por amigos/Mas levam nossas riquezas
E as informações que buscam
Os ajudam com certeza!

11- a) A cobertura vegetal diminui a velocidade do escoamento superficial da água, reduzindo o impacto direto das chuvas no solo.

b) Num lugar sem vegetação, o solo desprotegido movimenta-se com as chuvas e deposita-se em leitos de rios e lagos.

c) Destruição dos habitats naturais; caça ilegal e predatória; poluição das águas onde vivem ou das quais se alimentam os animais; Introdução de espécies estranhas ao habitat, que desequilibram a cadeia alimentar.

d) HOTSPOTS são áreas localizadas em diversas regiões do mundo que apresentam alto grau de biodiversidade e que estão sendo destruídas. Que triste!!!

e) No Brasil há dois hotspots: Cerrado e Mata Atlântica.

12- Funções das Matas Ciliares:
- Controlar a erosão das margens dos cursos d'água, evitando o assoreamento;
- Minimizar o efeito das enchentes;
- Manter a quantidade e a qualidade das águas;
- Funcionar como corredores ecológicos, facilitando o deslocamento da fauna e das sementes entre as formações vegetais.

13- Título pessoal. Sugestão da Bárbara Labiapari: Preservem o "ouro vivo marrom" - Adorei!!!!
E aqui, mais uma contribuição da Vitória Castro.


As outras produções, também ficaram maravilindas e vocês terão a oportunidade de apreciá-las no mural da escola. Aguardem!!!

Parabéns aos 6ºs anos. Vocês realmente capricharam nesta atividade!

Agora, para fecharem com chave de ouro, arrasem na PME!!

Abraços carinhosos, já com muita saudades!!!

Profª Cida