quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Contextualizando a geografia... Redução de recursos não renováveis


Olhe, a Geografia além dos muros da escola. Encontrei esta notícia no site do UnilesteMG. Confiram!

A aluna do curso de Engenharia Metalúrgica, Luana Araújo Batista, está entre os universitários selecionados para participar, gratuitamente, do 43º Seminário de Redução de Minério de Ferro e Matérias-Primas, que será realizado entre os dias 1º e 04/09, em Belo Horizonte.

Estão vendo como a Geografia nos ajuda a compreender as necessidades do mundo? Agora , todos que já estudaram sobre a formação dos recursos naturais, já sabem  porque este seminário vai acontecer. O minério de ferro é um recurso natural não renovável e precisamos desenvolver pesquisas para reduzir o seu consumo. 

É showgrafia!!! É showgrafia!!! Rs 

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Como a sociedade se apropria da natureza? É preciso conhecer para preservar!


Olá, galera do 6º ano!
Vamos nos preparar para a II PME, revisando conteúdos e tirando todas as dúvidas. Para quem não tem a atividade de revisão, aqui está ela!!!
Matéria da prova:
- Atividades econômicas – p.71
- O lixo, a reciclagem e os recursos naturais renováveis e não renováveis –    p.74 e 83
- Consumo responsável – p.88 e 89
- Relevo e atividades econômicas – p.108 a 111
- Recursos minerais e energéticos – p.118 a  139
- Todas as atividades e registros no caderno e vídeos no blog showgrafia (alô, 6º ano)
                                                                   Abraços carinhosos, Profª Cida
 # DICA DE ORGANIZAÇÃO: imprima, recorte,  cole e resolva esta atividade em seu caderno. Dê ao caderno de Showgrafia o caráter de PORTFÓLIO, onde registramos todas as nossas descobertas. Bom trabalho!

- Consulte a p.71 e resolva as questões de 01 a 07.

01. ELABORE duas frases geograficamente corretas, citando um exemplo de produção de um determinado produto, desde sua retirada na natureza, sua transformação, distribuição e venda.
02. Distribua as seguintes atividades nos setores econômicos abaixo:
Extrativismo – Indústria – Comércio – Agricultura - Hospitais – Distribuição de mercadorias –
 Pecuária  – Fábrica – Construção Civil – Produção de energia elétrica – Escolas –

a) Setor Primário:                                 b) Setor Secundário:                           c) Setor Terciário:

03. Relacione as colunas, com referencia aos setores da economia:
(A) Atividades Primárias                (B) Atividades Secundárias              (C) Atividades Terciárias
   ) Setor onde a matéria-prima é transformada em um produto, através das indústrias.
   ) Setor onde abrange as atividades de comércio e serviços de produtos industrializados.
(    ) Setor no qual são produzidos ou retirados na natureza as matérias-primas. (ex: agricultura, pecuária e extrativismo).
04. Relacione as colunas:
(A) Agricultura                    (B) Pecuária                 (C) Agropecuária
(    ) Conjunto de atividades que abrangem a agricultura e a pecuária.
(    ) Utilização do solo para plantio e o cultivo de plantas.
(    ) Utilização da terra para criação de animais, com finalidade econômica.


05. O extrativismo vegetal é uma atividade do setor primário da economia. Toda prática de exploração de recursos naturais necessita ser planejada e adequada à dinâmica da natureza, pois os recursos podem esgotar-se. A retirada veloz e sem planejamento de árvores já comprometeu e pode continuar a comprometer grande parte das florestas brasileiras.

a)    O que a sociedade pode fazer para evitar o esgotamento dos recursos vegetais, considerando que eles são renováveis?
b)     O que a sociedade pode fazer para evitar o esgotamento dos recursos naturais não  renováveis?

06. Registre frases sobre os três tipos de rochas encontrados na crosta terrestre, a partir da leitura do disco do CICLO DAS ROCHAS que você montou. (Leia atentamente a p.122)
Exemplo: O granito é um exemplo de rocha ígnea ou magmática que sob a ação do intemperismo formam fragmentos de rochas sedimentares como seixos. E sob a ação do calor e pressão, o granito se transforma  em gnaisse, uma rocha metamórfica.

Conclusão:
Concluímos que as rochas magmáticas são formadas tanto pela cristalização do magma no interior da terra como pela lava liberada dos vulcões. Mas as rochas magmáticas - e também as metamórficas - podem ser quebradas em pequenos pedaços ou fragmentos que se acumulam em camadas de sedimentos e acabam se transformando, por compressão, em rochas sedimentares. Finalmente, aprendemos também que as rochas sedimentares e também as magmáticas, sob a ação de altas temperaturas e pressão, podem se transformar em rochas metamórficas. Mas, se uma rocha metamórfica for derretida, ela pode novamente se tornar uma rocha magmática!


07. CITE quatro exemplos de recursos renováveis e quatro de recursos não-renováveis. (p.74)


08. Releia as p.108 e 109 e registre uma conclusão sobre de que forma o relevo influencia a agricultura.


09. Releia as p.135 a 137 e resolva:

a)    O que são fontes de energia renováveis?
b)    Cite quatro exemplos de fontes de energia limpa.

10. A ilustração a seguir representa a formação do carvão mineral – um combustível fóssil utilizado como principal fonte de energia durante todo o século XIX.  (p.129 a 131)
espacociencias.com
a)    Além do carvão mineral, há outros combustíveis fósseis. CITE-os.
b)    Qual é a importância desses recursos minerais para a sociedade?
c)    Qual é o problema ambiental gerado pelo uso desse tipo de combustível?
d)    Em qual das camadas da Terra são retirados os recursos naturais utilizados na indústria mundial?


11- Identifique as fontes energéticas de acordo com as charadinhas a seguir.

a)    Consiste no uso da força da água para mover moinhos e turbinas.
b)    Consiste no uso de matéria orgânica, como cana-de-açúcar, milho, mamona, etc.  para a produção de etanol e biodiesel.
c)    Produz impactos ambientais como inundação de áreas verdes, cidades, tribos indígenas e impactos sociais, como a migração forçada pela remoção da população local.
d)    Consiste no uso da força do vento para mover turbinas.
e)    Consiste no uso do calor do sol, podendo ser usado diretamente como energia térmica (calor) para aquecimento de água ou como eletricidade para uso geral.
f)     Provoca morte de pássaros e morcegos, prejudicando o processo de polinização, reduzindo a reprodução de espécies vegetais nativas e, provocando o aumento de pragas e consequentemente,  o uso de agrotóxico na agricultura.
g)    Ainda é uma fonte alternativa muito cara, devido à necessidade de importação das placas de captação de energia.
h)    Seu uso crescente pode gerar carência de alimentos, em função do uso de extensas áreas de solos férteis para a produção de matéria-prima visando à geração de energia de origem orgânica.
i)      Consistem no uso do petróleo, carvão mineral e gás natural. São altamente poluentes e contribuem para o aquecimento do planeta em função do gás carbônico gerado pela queima desses materiais.

12. Releia as p.118 a 121 e construa uma tabela informando CINCO minerais e sua utilização no cotidiano.
www.recadoseglitters.com
                                                                                 Beijocas com gostinho de sucesso!


quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Natureza e sociedade em foco - Quadro Natural do Brasil


Prometi e estou cumprindo. 
Aqui estão as atividades revisionais para os alunos que não as tem.

Vem aí a 2ª PME de Geografia. Será no dia 20 de agosto.
Matéria da Prova: UNIDADES 3 e 4 – p.64 a 113.
Registros e atividades no caderno e vídeos  indicados em
www.showgrafia.blogspot.com.br – Alô, 7º ano!
Bons estudos!!!

01) Consulte o mapa da p.67 e confira a altitude média do relevo brasileiro. Associe essa informação ao mapa da p.69 e resolva:
a) Qual fato justificam as modestas altitudes do relevo em nosso país?
b) Nos escudos cristalinos, temos as rochas magmáticas que podem abrigar grandes jazidas de minerais metálicos. Com base nessa informação, responda:
- Pode-se encontrar minerais metálicos no nosso estado?
- E no Mato Grosso do Sul?
- Qual estado da Região Norte é grande produtor de minério de ferro e manganês?
- É possível encontrar petróleo na porção norte da Amazônia?
- E no litoral nordestino?

02) Os minerais metálicos são matérias-primas para a produção de metais. CITE quatro minérios com sua utilização na indústria. (p.69)
Ex.: minério de ferro – aço

03) As formas de relevo da superfície terrestre são dinâmicas, ou seja, estão em constante transformação. (p.68 e registros no caderno)
a) CITE e COMENTE sobre os fatores internos que formam o relevo.
b) CITE e COMENTE sobre os fatores externos que transformam o relevo.

04) Pense e responda: Os tipos de clima no Brasil influenciam na  modelagem do seu relevo? COMENTE a sua resposta. (p.106 a 109)

05) Releia a reportagem Tremores de terra no Brasil, na p.68 e registre uma conclusão sobre a interferência de abalos sísmicos em nosso país.

06) As maiores descobertas de petróleo, no Brasil, foram feitas recentemente pela Petrobrás na camada de pré-sal, entre Santa Catarina e Espírito Santo.
a) Em que tipo de rocha foi encontrada essa grande reserva de petróleo?
b) Você sabia que o petróleo é um combustível fóssil, que gera muito gás carbônico em sua queima?
c) Pensando nisso, pesquise medidas adotadas pelo governo para substituir o petróleo como fonte de energia.
07) Associe conhecimentos sobre relevo, vegetação e hidrografia  e analise os gráficos abaixo para resolver o que se propõe. (Informações de 2006)
revistaculturacidadania.blogspot.com

a)    Uma boa notícia: o Brasil tem maior consciência ambiental que outros países do mundo. Comprove essa afirmação com dados dos gráficos.
b)    Qual realidade do quadro natural brasileiro permite grandes investimentos em hidrelétricas?
# Associe em sua respostas as seguintes palavras e expressões: tropical – planalto – rios (p.84 e 107)
c)    Em qual forma de relevo podem ser encontrados os combustíveis fósseis e altamente poluentes?
d)    Qual fonte energética compromete mais a vegetação nativa do nosso território?

08) Caracterize as três formas de relevo que podem ser encontradas em planaltos. (p.73).
09) Qual é a influência da hidrografia na modelagem do relevo terrestre? (p.78)
10) Quais são as formas de relevo encontradas em nosso estado? (p.74)
11) Releia a reportagem A cidade do México está afundando, na p.79 e argumente sobre a necessidade de preservação dos aquíferos.
12) Esta paisagem é da formação do Rio Amazonas com o encontro do rio Negro e Solimões. Em função da temperatura, acidez e velocidade, essas águas demoram a se misturar. (p.80 e 81)
Adicionar legenda
a) A qual bacia hidrográfica esses rios pertencem?
b) Em que estado ocorre o encontro das águas desses rios?
c) Em qual unidade de relevo ocorre a formação do rio Amazonas? (p.74)
d) Que outras unidades de relevo são encontradas no Brasil? Identifique suas características. (p.72 e 73)
13) O território de Minas Gerais ocupa o solo de três bacias hidrográficas. Identifique-as. (p.80)
14) Qual é a importância do rio São Francisco para o semiárido nordestino? (p.81)
15) Identifique a presença da “indústria da seca” no projeto de transposição das águas do Rio São Francisco. (p.83)
16) Elabore um parágrafo informando sobre os problemas e alternativas relacionadas à irrigação no Brasil. (p.83)
17) Quais medidas podem ser usadas para que a sociedade como um todo, faça uso eficiente e responsável da água? (p.85)
18) INFORME ações humanas que estão provocando a devastação dos seguintes biomas brasileiros: (p.96 e 97)
a) Mata Atlântica                 b) Floresta Amazônica           c) Caatinga            d) Manguezais

19) Quais ações estão ocorrendo no sentido de se preservar os referidos biomas? (p.98 e 99)

20) Produza um esquema apresentado a influência dos fatores climáticos no clima de um lugar. (p.104 e 105)

21) Explique o fenômeno da FRIAGEM, na Amazônia. (p.105)

22) Caracterize o principal tipo de clima do Brasil. (p.106 e 107)

23) Releia a reportagem da p.107. Você concorda que o problema descrito é mais de ordem social e política? Comente a sua resposta.

24) Releia as p.107 a 109 e produza um parágrafo comentando sobre as causas de quatro  tipos climáticos do Brasil:
a) tropical de altitude                       b) equatorial                      c) subtropical             d) semiárido

25) Ampliando conhecimentos... O efeito estufa em foco
Efeito Estufa é um mecanismo natural do planeta Terra para possibilitar a manutenção da temperatura numa média de 15ºC, ideal para o equilíbrio de grande parte das formas de vida em nosso planeta. Sem o efeito estufa natural, o planeta Terra poderia ficar muito frio, inviabilizando o desenvolvimento de grande parte das espécies animais e vegetais. Isso ocorreria, pois a radiação solar refletida pela Terra se perderia totalmente.
a)    Atualmente, muito se ouve falar em Aquecimento Global provocado pelo Efeito Estufa. Observe os elementos da ilustração a seguir, pesquise sobre a ação humana nesse fenômeno e registre suas conclusões.


www.mundoeducacao.com.br 
Lembre-se que o único lugar aonde o SUCESSO vem antes do TRABALHO é no dicionário!!!
Conte comigo!

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

BH - o espaço geográfico da capital mineira transformado ao longo do tempo

Contéudo de livros didáticos, as transformações ocorridas no espaço geográfico são resultado da cultura e das necessidades humanas. Belo Horizonte começou planejada para existir dentro da Avenida do Contorno, mas a dinâmica econômica brasileira, principalmente, depois da segunda metade do século XX redesenhou o território da nossa capital, uai!!!
Vale a pena conferir o título que abre um dos capítulos de um livro didático: As paisagens são dinâmicas e dão identidade ao lugar. 
Vamos viajar no túnel do tempo?


quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Ler e escrever: um compromisso de todas as áreas - a questão do LIXO


Acabei de ler um texto produzido por um dos meus alunos do 6º ano. E não poderia deixar de postá-lo. Fica aqui então, uma reflexão para todas as gerações, onde me incluo, sobre o futuro do nosso planeta.

VAMOS DAR UM BASTA NO CONSUMISMO
Observando o padrão de vida que as pessoas querem ter e o grande incentivo que estão dando ao consumismo, o saldo é: lixo que não acaba mais. As pessoas quando compram coisas supérfluas e que já possuem, não estão mostrando nenhuma preocupação com o meio ambiente.
Basta dar uma olhada nos aterros sanitários das cidades, que percebemos superprodução de lixo e a grande quantidade de produção que não são reutilizados e nem enviados para a reciclagem. 
Vamos pensar nas gerações futuras e dar um basta nesse consumismo!
Parabéns, André!!!