domingo, 28 de julho de 2013

2º semestre no ar...


Rebobinando a fita... 
Final do 1º semestre - facebook informa: "férias, sua linda, chega logo.", "férias, cadê você?". 
Começam as férias - facebook informa: "as férias tão esperadas chegaram, e agora? Não tenho nada pra fazer...",  e por aí foram os desabafos de alguns alunos.
Pois é, as férias escolares não acontecem por acaso. Todos cansam, mesmo. Alunos e professores. Pausa para recarregar as baterias, por favor!!! 
Início do 2º semestre - como sempre, a reclamação será quase geral: "foi muito pouco tempo de descanso. Não deu pra fazer nada..." 
O certo é: não importa o tempo que temos para fazer algo, e sim, a intensidade com que vivemos cada momento. 
Descansei, dormi, viajei, li, ouvi boas músicas, revi grandes amigos e amigos parentes. Aproveitei ao máximo cada minuto das férias. Estou pronta para mais um período de trabalho suado... e muito prazeroso também.
Tomara que meus maravilindos alunos também estejam com energia renovada para novas descobertas, para cansar tudo de novo e esperar ansiosamente novas férias. É assim  mesmo, vivemos um eterno recomeçar! E sempre vale a pena!

http://www.recadopop.com
Afinal, o futuro passa pelas suas mãos. E vamos que vamos!!!
Abraços carinhosos...
Profª Cida Perrout

quinta-feira, 11 de julho de 2013

CARTOGRAFIA... Dos preparativos à exposição dos trabalhos

 Inicia-se 2013... Muitas expectativas no ar!
No universo da Showgrafia, a cartografia é presença constante. Mas se engana quem acredita que mapas são coisas só de escola, só das aulas de Geografia.  Utilizamos mapas nas mais variadas situações cotidianas. Eles são textos que ampliam a nossa visão de mundo. E é isso que as turminhas dos 6ºs anos, do CECMG - a escola que faz acontecer1 vêm provar pra gente.
Ao longo das discussões do semestre, fomos construindo e aprendendo... Mapas, globos, latinhas para estudo de fuso horário, croqui, planta, maquete, bloco diagrama, mapa digital foram favorecedores das nossas descobertas e da construção dos novos saberes: legenda, escalas grandes e pequenas, cartográficas e geográficas;  projeções cartográficas e suas distorções da realidade, a importância de fonte e da orientação espacial!
Chegamos ao final do semestre. Primeira etapa vencida! Como culminância das atividades, aconteceu  ontem a mostra dos trabalhos frutos do projeto Showgrafia em... Especial Cartografia.
 Os 7ºs anos marcaram presença nesta troca de experiências. Um misto de ansiedade, alegria, envolvimento e sensação de dever cumprido povou a biblioteca da escola. 
Vamos conferir o registro fotográfico!

 

Para chegar aqui, tivemos muitas etapas a vencer...

I- Descortinamos o universo dos mapas, seus principais elementos e suas aplicações no dia a dia


  


II - Trabalhando com escala e legenda, construímos a planta da nossa sala de aula

 

III- Depois de construídos globos, latinhas para estudo de fuso horário, croquis, maquetes e plantas, é hora de montar a exposição dos trabalhos...
 
 
IV - Enfim a nossa "minitransfer" como foi apelidada a mostra dos trabalhos... (Risos!)
 
 
 
 
 
 

O que eu posso dizer? 
Estou muito feliz pela atuação e envolvimentos constantes dos meus maravilindos alunos  e orgulhosa do potencial dessa galera animada!
PARABÉNS!!!!

Em agosto teremos MAQUETES COMESTÍVEIS... Bem ecológica, né? (Risos!)
Ótimo recesso para todos e todas!
Abraços carinhosos...
Profª Cida

domingo, 7 de julho de 2013

Showgrafia em... Especial CARTOGRAFIA

www.jornal.editoradimensao.com.br


Você sabia que os mapas são verdadeiros repórteres? Eles nos contam tudo sobre o mundo!
Pois é... Foi nessa perspectiva de perceber a importância dos mapas no cotidiano humano, que as turminhas dos 6ºs anos embarcaram numa viagem ao longo do semestre, 
pelo universo da CARTOGRAFIA. 
As descobertas não foram poucas. Vamos conferir no texto a seguir.

   Sabendo que a análise do espaço geográfico consiste no principal objeto de estudo da geografia, realizamos várias atividades cartográficas que nos deixaram craques na interpretação espacial.
     Mapas: essenciais e variados, são textos geográficos que representam a superfície terrestre ou parte dela  em um plano. Através da interpretação dos seus principais elementos: título, legenda, escala, orientação e fonte, podemos saber a previsão do tempo, o trajeto de uma viagem, localizar um fato descrito numa notícia de jornal ou revista, calcular distâncias de um lugar a outro, etc, etc... Nem dá para listar todas as suas utilidades no cotidiano humano.
     Além dos mapas, o espaço pode ser representado por croquis, como fizemos no trajeto casa-escola. Com ele, podemos chegar à casa de alguém utilizando os principais pontos de referência, através de um desenho livre, sem nos preocuparmos com o uso de escala. Com esse recurso cartográfico, entendemos bem a utilização da legenda. Normalmente, encontramos croquis em propagandas de imóveis e lugares turísticos. Atenção, galera, os nossos croquis estão prontos. Agora, só falta marcar o churrasco!!!!
   Hoje em dia, a orientação no espaço geográfico se faz por meio de pontos cardeais e de instrumentos como GPS e bússola. Há também a possibilidade de utilizarmos os astros, como o sol, a lua e as estrelas. Foi através do movimento aparente do sol, que se determinou um conjunto de pontos de orientação: norte, sul, leste e oeste. A direção onde o sol “aparece” pela manhã ficou determinada como leste ou oriente (que significa nascente). O lado oposto, onde o sol se põe no cair da tarde, ficou conhecido como oeste ou ocidente (que significa poente). A partir desses, foram criados o norte e o sul. 
     Para fixar bem esse conhecimento, brincar foi preciso (Risos!)... O jogo da Orientação Espacial, produzido com camarinhas de ovos, foi certeiro na sistematização desses saberes.
      Conhecendo bem essas direções, podemos nos orientar e localizar, por exemplo, o bairro em que moramos no mapa de Timóteo-MG, representado com escala grande, contendo assim, muitas informações.
   Precisamos desses conceitos também para ouvir dizer e entender que os países do hemisfério norte são mais ricos do que os do sul, ou que o nosso continente está localizado no ocidente e que a Ásia é um continente localizado no oriente, por exemplo. Agora, começamos a entender a Geografia na telinha da TV.
   Uma representação do espaço com grande nível de detalhamento chama-se planta. Essa representação possui escala grande, já que a área cartografada foi pouco reduzida.
   Nós construímos a planta da nossa sala de aula. Com essa proposta, pudemos perceber que quanto menor a área representada, maiores serão os detalhes presentes no mapa. Assim, na planta da sala foi possível representar até o nosso livro de Showgrafia...
    Qual escala utilizar? Eis a questão...  Vai depender do nosso objeto de análise. Se quisermos analisar a distribuição das carteiras na sala de aula, precisaremos usar uma planta com escala maior, se o nosso objetivo é identificar países de um determinado contintente, utilizaremos um mapa com escala pequena,  e por aí vai...
    O estudo de escala nos lembra a Matemática. Assim como as frações, os mapas com menores denominadores são maiores que os que possuem maiores denominadores. Exemplo: Quem comeu o maior pedaço de uma pizza? Quem comeu 1/2 ou quem comeu 1/8 da mesma pizza? Viu, só? É simples assim...
    Mas não só com mapas, croquis e plantas podemos representar o espaço. Há também os modelos tridimensionais, como as maquetes e os globos.  As maquetes. são normalmente miniaturas que nos permitem visualizar facilmente vários aspectos como comprimentos, alturas ou altitudes e larguras do objeto representado.
   Uma proposta bem legal foi a construção de maquetes de cômodos das nossas casas. Foram usadas escalas variadas, mas a maioria dos alunos utilizou a escala 1:8 (um por oito), o que quer dizer que todo o mobiliário e cômodos ficaram oito vezes menor que o tamanho real. Se quiser conferir, é só multiplicar as medidas dos objetos da maquete pela escala utilizada...
    Com essas atividades entendemos bem o conceito de escala geográfica e escala .cartográfica. Já sabemos que uma escala local tem escala cartográfica grande. Usando o mesmo raciocínio, concluímos que uma escala nacional, por exemplo, tem escala pequena, pois o espaço foi muito reduzido.
   O mais legal foi aprender a trazer todo esse estudo para o nosso cotidiano. É a cartografia facilitando o nosso dia a dia. Por exemplo, se for preciso mudar os móveis do meu quarto de lugar, ao invés de ficar arrastando-os de um lado para outro e ainda arranhando o chão, pegando peso (ufa!!!), basta medir o comprimento e a largura do quarto e dos móveis, reduzi-lo a mesma escala e construir uma planta. Depois, é só fazer as tentativas com pequenos pedacinhos de papel reduzidos numa mesma proporção. Chegando a uma conclusão sobre as mudanças....Aí, sim! Mãos a obra!   
     E o globo? Ao confeccioná-lo, concluímos que essa é a representação mais fiel do nosso planeta. Mas nem por isso é 100% perfeita. Ao analisarmos o globo planificado, pudemos perceber que nas baixas latitudes, ou seja, perto da linha do equador, há menores distorções do que nos polos. Um exemplo, é a ilha de Groelândia que na projeção cartográfica de Mercator, parece ser do tamanho da América do Sul, quando na verdade é 7 vezes menor.
     Assim, concluímos ainda, que projetar a superfície terrestre em um plano sempre foi um grande desafio para os cartógrafos e que paralelos e meridianos são linhas imaginárias representadas nos mapas com o objetivo de localizar qualquer lugar na superfície da Terra.
    Muito útil também foram os estudos sobre fusos horários. Com os conhecimentos adquiridos sobre orientação (leste e oeste), coordenadas geográficas (longitude) e movimento de rotação da Terra, ficou fácil entender por que  quando é dia no Brasil (país ocidental) é noite no Japão e parte da China (países orientais)... É que a Terra não consegue iluminar todo o planeta de uma só vez, como ficou esclarecido na latinha que produzimos. Muito show!
    Descobrimos também, que, a cada hora, o nosso planeta gira 15º, perfazendo um giro de 360º ao longo das 24 horas do dia.
É... Os japoneses tiveram dificuldades para acompanhar, ao vivo, os jogos da Copa das Confederações aqui no Brasil!!!
    Tudo pronto! Agora chegou a hora da exposição de trabalhos do 1º semestre! 
Parabéns 616 e 626 vocês mostraram que têm enorme potencial!!!

 O conhecimento é o nosso maior tesouro!

Estamos juntos nessa busca!!!
Abraços carinhosos... 
Profª Cida 


quinta-feira, 4 de julho de 2013

DA HEMEROTECA AO TELEJORNAL


:
Estudar o quadro natural do Brasil é fundamental para a valorização  e preservação do meio ambiente, bem como para a compreensão das
 potencialidades econômicas do nosso país.
 De acordo com os novos paradigmas educacionais, não cabe mais cobrar a altitude do Pico da Neblina ou o nome dos afluentes das margens direita e esquerda do Amazonas, o maior rio do mundo. O século mudou! A dinâmica é outra! Se a escola é um vetor de formação de cidadãos, críticos, atuantes e conscientes, a metodologia usada nas aulas deve também ser favorecedora desses objetivos. 
Diante dessa realidade, contemplando conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, meus alunos dos 7ºs anos,  estão produzindo um telejornal para deixar toda a classe antenada ao que está acontecendo além dos muros da escola...

O trabalho que deu  título a esta postagem, teve o seguinte roteiro:

 # PROPOSTA DE TRABALHO
gracieteoliveira.pbworks.com
I-Pesquisa no livro Jornadas.geo, tendo a professora como mediadora das   descobertas.
I-     Montagem de uma HEMEROTECA individual: seleção de  reportagens sobre os aspectos físicos do Brasil: relevo, hidrografia, clima e vegetação e sua interferência na sociedade. (no mínimo quatro reportagens , uma referente a cada tema)
- Para cada reportagem, o aluno deverá fazer o registro de sua conclusão. (Mínimo de 5 linhas).
- Ao final, usaremos a coletânea de reportagens para compor um Geornal Mural com o título USO DOS RECURSOS NATURAIS NO BRASIL
- Sugestão de tema/ reportagens: pré-sal, hidrelétrica de Belo Monte, Transposição do Rio São Francisco, desmatamento na Amazônia, desmatamento do cerrado, consequências de enchentes, criação de parques estaduais e nacionais de proteção aos ecossistemas brasileiros, Atafona: a cidade que está sendo engolida pelo mar, morte de afluentes do São Francisco, etc...
II-    Produção de um TELEJORNAL, em grupo, baseado  nas pesquisas realizadas no livro, vídeo (O uso da água no mundo - Globo Ecologia) e reportagens.
    
  - Para o telejornal, cada grupo deverá realizar uma pesquisa de campo, envolvendo a comunidade escolar ou do seu bairro.
    - O telejornal será previamente filmado e passado na escola para todos os alunos assistirem-no, inclusive o grupo que o produziu.
    - A apresentação deverá ter, no máximo, 3 minutos.
l-pintomoura.blogspot.com

# VALOR DO TRABALHO: 03 PONTOS
# DATA PARA APRESENTAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DA HEMEROTECA: 21/06
# DATA PARA A APRESENTAÇÃO DO TELEJORNAL: 09 e 10/07 

Que venha o dia 09!!! Muita expectativa no ar!
Isso é Showgrafia!!!

Visita virtual aos países da Copa das Confederações


O nosso Brasil mais uma vez fez bonito no futebol (pelo menos nisso, não é, pessoal?)! Foi tetracampeão na Copa das Confederações de 2013.
 Enquanto os jogos aconteciam, meus alunos dos 6ºs anos foram convidados a realizarem uma viagem virtual, via googlemaps e etc e tal, pelos países participantes do torneio. Esse time também é campeão no interesse, na participação ativa e na construção de novos saberes. 
Nesse tour por cinco continentes, essa galera espera, seguiu o seguinte roteiro:

esportes.tvabcd.com.br

Que países são esses?
São os classificados para a Copa das Confederações.
O Brasil é o país-sede deste “trailer” da Copa do Mundo de 2014.
Vamos dar um passeio pelo território dos nossos visitantes?
  
Atenção, moçada!

   A Copa de 2014 está chegando... A Copa das Confederações já está acontecendo. Tantos países estão nos visitando. Tantas culturas diferentes. Tem povos do hemisfério norte e do hemisfério sul, Orientais e ocidentais... Para recebê-los melhor, precisamos conhecer um pouco mais sobre esses países que irão fazer a festa do futebol no nosso Brasil.
   Então, vamos fazer um tour pelo Planeta Terra!!! Vamos ver “de perto”  maravilhosas paisagens,  costumes dos diferentes povos. A diversidade é tanta, que não dá para listar...
  Nossos meios de transporte serão a internet, jornais e revistas. Embarque em sites confiáveis e blogs interessantes. Cuidado com as informações da Wikipédia!!!
  Coloque na bagagem muito interesse e disposição para navegar vigorosamente pelo googlemaps e passear pelos textos e imagens da net, de jornais e  revistas.
  Nosso destino? Países que estão participando da COPA DAS CONFEDERAÇÕES.
  Vocês farão paradas na Europa, na Ásia, na África, no Oceania, na Antártida e por fim, conheça melhor os países da nossa América. Ah... Registre o nome dos oceanos que “sobrevoarem” pelo trajeto.
   O que vamos descrever?
   “Fotografe” paisagens naturais (relevo, vegetação, hidrografia, etc...) e humanizadas (campos e cidades e suas principais atividades econômicas) de cada um desses países. Visite as capitais e, como a “viagem” é sua, fique à vontade para escolher os outros lugares que serão visitados.

Mas atenção às orientações a seguir!

# O Trabalho de Campo Virtual deverá conter:

  1. Capa (Registre: nome da escola, título centralizado, nome do aluno, disciplina, professora, data)
  2. Introdução (Produza um texto citando a proposta deste trabalho, os objetivos, como farão a viagem e quais lugares serão visitados.)
  3. Mapa com a localização dos OITO países “visitados”.
  4. Diário de bordo, contendo além das informações  sobre DUAS cidades de cada país (capital e outra a sua escolha),“fotos” tiradas na “viagem” contendo legenda com sua descrição.

     5. Dicas de organização:
- Primeiro escolha as cidades que serão visitadas.
- Crie uma tabela para registrar informações sobre:
  - Localização (nome dos países com suas DUAS CIDADES, continente e hemisfério em que se encontram.)
  - Aspectos naturais predominantes (formas de relevo, vegetação, principais rios e sua utilização pela sociedade, tipo de clima,..)
 - Catástrofes naturais (Verifique se o país está em áreas sujeitas a ocorrência de  terremotos, tsunamis e vulcões. Pesquise como o governo do país se previne dessas catástrofes).
 - Aspectos econômicos (principais atividades econômicas do país, principais pontos turísticos)
   - Pesquise sobre o PIB (Produto Interno Bruto) e IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de cada país. Com essas informações saberemos se o país é rico ou pobre e, principalmente, se a riqueza gerada pelo trabalho das pessoas é bem distribuída pela população.

Importante!  A pesquisa será feita na internet, mas os textos serão produzidos por você, como um diário de bordo, com você como personagem principal e narrador da sua aventura pelo mundo. (A cópia não favorece a aprendizagem, e plágio é crime, ok?)

6.Conclusão (Descrição da impressão que a “viagem” com suas descobertas lhe
causou. De modo geral, o que vocês aprenderam sobre os países pesquisados?).
       7. Referência bibliográfica

Sites para pesquisa e produção do seu DIÁRIO DE BORDO:
http://www.suapesquisa.com/paises


DATA DE EMBARQUE: 19/06/2013  
    
      DATA DE CHEGADA (Entrega e socialização): 09/07/2013


Aconteceu no mundo?! É SHOWGRAFIA!!!

Apertem os cintos e...
Boa viagem!!!     
                                                Profª Cida

Já comecei a receber "cartões" (Risos!)
Tóchaku shimashita, watashi ha Nihon iru iu yo! *Cheguei,estou no Japão!* kkkkkkkk' Fessora amei a parte do Japão. Pus como ponto turístico a Tokyo Disneyland,muito legal! Bjs, Willian, 616

Legal, Willian! Continue a sua viagem! Mande notícias... kkkk

Prooof , tô continuando! kkkkkkk' Agora, #Partiu Itália! Benvenuto, stranieros! kkkkkk'
 (Bem vindo, estrangeiros!) bjoos, Willian, 616