domingo, 28 de outubro de 2012

Aprendendo sobre Manejo Florestal na Amazônia


Paisagens da Amazônia
fantastico.globo.com
 É preciso conhecer para podermos fazer a nossa parte!
greenpeace.org
Sugestões de vídeos para pesquisa e construção de novos saberes
O que é manejo florestal?
http://www.youtube.com/watch?v=0i9nOIC4SXo&feature=related

O que é certificação ambiental?

Soja: em nome do progresso

Acompanhe nos vídeos (1 e 2) a importância da soja na sociedade atual. Conheça os impactos ambientais e sociais relacionados ao cultivo desse grão tão famoso mundialmente. Desenvolva uma análise crítica desse modelo agroeconômico que vários países estão adotando.
Parte 1

Parte 2
Boas práticas na Amazônia

Rio+20 Miriam Leitão vai a Amazônia

Globo News Economia, Rio+20 apresentação Miriam Leitão programa exibido em 14/06/2012. Miriam Leitão vai para a Amazônia discutir sobre a Rio+20. Há 20 anos o mundo veio para o Rio de Janeiro e a Eco 92 foi um sucesso. Veja o quanto o Brasil avançou e o que se espera para a Conferência da ONU. Conheça os desafios do movimento sustentável na Amazônia. Para ambientalistas, Rio+20 perdeu o foco. Roberto Smeraldi reforça que o problema do clima não se resolve só com diplomatas e negociação e defende a importância de tomadas de iniciativa e liderança de empresas. O Brasil e outros negociadores tentaram tirar da mesa o acordo para limitar o aquecimento global a 2ºC, para dar chance de sucesso à Rio+20.
DESMATAMENTO ZERO: Precisamos recolher 1,4 milhões de assinaturas para criar uma lei do Desmatamento Zero no Brasil. Assine e divulgue o Liga das Florestas entre seus familiares e amigos. Só assim vamos construir juntos o futuro de um país mais verde. http://www.ligadasflorestas.org.br/ 

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

O caso Belo Monte: os impactos de uma hidrelétrica

No 6º ano do Ensino Fundamental, estamos pesquisando e discutindo sobre a construção de hidrelétricas, a principal fonte da matriz energética brasileira. Os alunos ficaram satisfeitos em saber que hidrelétricas são fontes de energia renovável, portanto LIMPA e SUSTENTÁVEL. No entanto, pesquisas motivaram a um debate em sala de aula. Os alunos apresentaram pontos positivos e negativos da construção de hidrelétricas.
Para ilustrar e aprofundar nossos saberes, posto aqui parte da notícia apresentada  no telejornal BOM DIA BRASIL, da Rede Globo. Confira!

Acordo pode pôr fim a ocupação de canteiro em Belo Monte, no Pará

Índios devem continuar no local até assinatura de documento.
Reunião de conciliação continua com ribeirinhos, agricultores e pescadores.


Dezenas de índios bloqueiam obras da hidrelétrica de Belo Monte, em protesto contra o que eles chamam de violação de seus direitos, em Vitória do Xingu perto de Altamira. (Foto: Lunae Parracho /Reuters)
Cerca de 200 indígenas, ribeirinhos, pescadores e agricultores do rio Xingu estão no canteiro de obras de Belo Monte desde o dia 8 de outubro. (Foto: Lunae Parracho /Reuters)

Imagens aéreas mostram impacto das obras da usina de Belo Monte (Foto: Divulgação/Greenpeace/Marizilda Cruppe)Barragem construída pela Norte Energia corta Rio
Xingu, na região de Altamira, no Pará (Foto:
Divulgação/Greenpeace/Marizilda Cruppe)

Após cinco horas de reunião nesta terça-feira (16), indígenas e representantes da empresa Norte Energia chegaram a um acordo que pode pôr fim a ocupação do canteiro de obras do Sítio Pimental, da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, que começou no dia 8 de outubro. (...)
Entre os pedidos que serão atendidos estão a melhoria de serviços de assistência em saúde, a construção de escolas e a proteção e a demarcação de terras indígenas. "Apesar do acordo, há um pacto entre os manifestantes de só realizar a desocupação após todos os grupos terem sido atendidos. Além disso, estamos esperando que a ata da reunião e o acordo em si sejam assinados nesta quarta-feira (17)", conta a advogada.
Entenda o caso
Cerca de 200 manifestantes, entre indígenas de diversas etnias, agricultores e pescadores ribeirinhos acamparam o canteiro de obras da usina hidrelétrica de Belo Monte no dia 8 de outubro. O grupo invadiu a área do Sítio Pimental, localizado perto do rio Xingu, no sudoeste do Pará, em protesto contra a construção da usina. Segundo os ocupantes, a água e a energia do local foram cortados.

A Usina Hidrelétrica de Belo Monte está sendo construída no rio Xingu, no sudoeste do Pará, com um custo previsto de R$ 19 bilhões. O projeto tem grande oposição de ambientalistas, que consideram que os impactos para o meio ambiente e para as comunidades tradicionais da região, como indígenas e ribeirinhos, serão irreversíveis.
A obra também enfrenta críticas do Ministério Público Federal do Pará, que alega que as compensações ofertadas para os afetados pela obra não estão sendo feitas de forma devida, o que pode gerar um problema social na região do Xingu. Porém, na manhã desta terça-feira (16), o juiz federal Arthur Pinheiro Chaves, da 9ª Vara de Belém, extinguiu a medida cautelar promovida pelo MPF contra a Licença de Instalação da UHE Belo Monte.
Segundo a empresa, o juiz federal reconheceu que "a Norte Energia está cumprindo as condicionantes ambientais".

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Jogo da Reciclagem

jogodareciclagem

Meus alunos dos 6º e 7º anos já são ECOcidadãos. Já conhecem a importância da prática dos 3 R's: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
 Para que eles fiquem ainda mais afiados na nossa proposta de separação do lixo, proponho um Jogo bem interessante criado pela empresa Faber Castell.

 É o JOGO DA RECICLAGEM.

 Vamos jogar?

 É só clicar neste link...
http://clubinhofabercastell.com.br/jogos/defensores/jogo_reciclagem.html?noCache=1273070835674