sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Trabalho de Campo Virtual na bacia do Nilo

       Oba!!! Vamos fazer uma interessante viagem ao continente africano. Mas será uma viagem virtual. Este blog vai levá-lo a um passeio pela bacia do Nilo. Você verá os campos férteis para a agricultura no Egito, os canais de irrigação, as  cataratas que garantem ao Nilo um grande potencial hidroelétrico. Não poderíamos deixar de conhecer um safari nas savanas africanas. E a capital do Egito? Ao perguntar aos meus alunos dos 6º anos como eles imaginam as paisagens de Cairo, muitos disseram que encontrariam grande quantidade de areia entre vastos campos agrícolas fertilizados pelas cheias do rio que corta esse país, outros esperam encontrar muitas crianças subnutridas. Bem acho que eles irão se surpreenderem ao assistirem aos vídeos postados lá na página do 6º ano, um espaço criado especialmente para o enriquecimento dos estudos dessa galera "maravilinda"...
Este é o mapa do nosso destino de viagem... 
O CONTINENTE AFRICANO com foco na BACIA DO RIO NILO 

suapesquisa.com
Você ficou curioso, não é? Vamos lá, pode nos acompanhar!
Aguardo  você na página ALÔ 6º ANO!
Aperte o cinto e...

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Trânsito sustentável: caos e soluções nas megacidades

Moro numa cidade de médio porte e já sinto na pele o problema gerado pelo grande número de automóveis  trafegando pelas principais avenidas de Timóteo. Em pesquisa com meus alunos, fomos buscar soluções já adotadas nas grandes cidades. Esperamos aprender com quem tem problemas ainda maiores para propor um trânsito sustentável para a nossa realidade. 
Encontrei uma reportagem muito interessante no youtube sobre o futuro do trânsito em São Paulo, a maior metrópole brasileira. A reportagem subdividida em quatro partes traz informações sobre ações desenvolvidas em cidades como Curitiba, Bogotá, Londres, entre outras.  O caos no trânsito não é um problema pontual. O mundo tem se voltado para pesquisas em busca de caminhos possíveis.
Carros voadores??? Ciclovias, motocicletas, metrôs, bondes modernos, transportes coletivos eficientes, pedágio urbano... Essas são algumas das propostas em prol da sustentabilidade no trânsito. Vamos conferir as reportagens?









Depois desses vídeos você deve estar pensando aí consigo: o caos no trânsito nas grandes metrópoles é um problema atual! Engana-se!  Assista também a este vídeo a seguir. Trata-se de um documentário de 1952, quando a capital paulista abrigava pouco mais de 2 milhões de habitantes. 
Fica então a pergunta: Será que conseguiremos equacionar este problema?


É como eu sempre digo: é preciso conhecer para criar novas propostas e soluções sustentáveis.  Vamos lá, cientistas mirins, aguardo a sua proposta para Timóteo
 ter ainda mais qualidade de vida!

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Nem só de seca viva o Sertão Nordestino

Você acredita que o Sertão Nordestino é só seca e pobreza? Então assista a este vídeo e descubra " o que que o Sertão tem..."
Valeu a indicação, prof. Márcio (blog geografia e tal). A-d-o-r-e-i!!!
Abraços carinhosos...

sábado, 4 de agosto de 2012

Trabalho de Campo ao PERD


O 7º ano abriu o 2º semestre com chave de ouro! 

Como culminância dos nossos estudos sobre Diversidade Natural no Brasil, fomos ver de perto árvores centenárias, madeiras nobres e uma infinidade de animais que formam o cenário de um dos poucos remanescentes de Mata Atlântica do Brasil: o Parque Estadual do Rio Doce. E fica aqui pertinho de nós, em terras de Timóteo, Marliéria e Dionísio. Tivemos a oportunidade de apreciar um espetáculo de rara beleza.
Chegando lá, pudemos recordar um conhecimento adquirido no ano passado sobre fatores que modificam o clima. Neste caso, foram altitude e presença de floresta. Percebemos nitidamente como a temperatura mudou, ficou mais frio quando o ônibus passou entre as matas, numa altitude superior a de Timóteo.
Um notável sistema lacustre, composto por quarenta lagoas naturais, dentre as quais destaca-se a Lagoa Dom Helvécio,  abriga uma grande diversidade de peixes, que servem de importante instrumento para estudos e pesquisas da fauna aquática nativa, com espécies tais como bagre, cará, lambari, cumbaca, manjuba, piabinha, traíra, tucunaré, dentre outras.
No Rio Doce é possível encontrar espécies da avifauna como o beija-flor besourinho, chauá, jacu-açu, saíra, anumará, entre outros. Animais conhecidos da fauna brasileira também são freqüentes no Parque. A capivara, anta, macacos-prego, sauá, paca e cotia, bem como espécies ameaçadas de extinção como a onça pintada, o macuco e o mono-carvoeiro, maior primata das Américas. Que por sorte nossa, possuem hábitos noturnos!
Com o objetivo de aproveitar a riqueza da flora, de forma sustentável, o parque possui um herbário (muito chique, por sinal), que possibilita a identificação de espécies nativas, que são usadas além de fontes de pesquisas, para recuperação de áreas degradadas.
Vamos conferir algumas fotos, tiradas por Vinícius Dias.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
           
  
  
 


É isso aí, pessoal, é preciso conhecer para preservar! As primeiras iniciativas no sentido de preservar o Parque Estadual do Rio Doce surgiram no início da década de trinta, pelas mãos do arcebispo de Mariana, Dom Helvécio Gomes de Oliveira, conhecido como bispo das matas virgens. Mas só em 1944 tornou-se oficialmente Parque, o primeiro de Minas Gerais.
O Parque Estadual do Rio Doce, também conhecido no Vale do Aço como Mata do Parque ou Lagoa do Bispo oferece uma completa infra-estrutura para atendimento a turistas e pesquisadores. Portaria, estacionamento, área de camping, vestiários, restaurante, anfiteatro, Centro de Visitantes, Centro de Pesquisas, Viveiro, posto de Polícia de Meio Ambiente e ainda oferece diversão como esportes radicais. Vale a pena conhecer!
Pois é, 7º ano,  como li certa vez, trabalho de campo é uma prática andante de aprender Geografia. E em tempos de Rio+20, onde a busca pela preservação do meio ambiente é o foco principal,  podemos dizer que fizemos um ECOTURISMO no PERD. 
Agora, para ver se alcançamos nossos objetivos escolares, ou seja, se aprendemos o porque devemos preservar o pouco que restou do bioma Mata Atlântica, o mais afetado pelo desmatamento no país, quero ver comentários de vocês sobre o que aprenderam com esta visita técnica (características da mata, porte das árvores, fauna e flora, descrição das apresentações, enfim... registro dos novos saberes construídos). Quero postar seus comentários, montando um relatório virtual. Será uma AMP.
Vamos lá, aguardo vocês!
Abraços carinhosos! Valeu, galera!!!