quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Amazônia biodivertida

Este cartoon é para o pessoal do 7º ano... 
Este episódio da Amazônia Bioidvertida do Professor e cartunista Barão do Pirapora de Piedade-SP, traz Mané Tatu e seus amigos participando do protesto do Greenpeace em Santarém, contra a Cargil, denunciando a questão da soja na Amazônia. É bastante interessante! Confiram...


Pessoal, tem vários outros cartoons da série Amazônia biodivertida, no youtube. Vale a pena conferir!
Abraços carinhosos...

Tempo e clima... Você sabe qual é a diferença?

Atenção, galera do 6º ano...

Moro num país de clima tropical... Hoje, em minha cidade o tempo está ensolarado, mas ontem estava chovendo muito!
Espera aí... Qual é a diferença entre clima e tempo?
Passa lá na sua página "Alô, 6º ano!" e vamos descobrir juntos mais esta novidade!!!
verdinho_naturezabrincalhona.blogs.sapo.pt
Abraços carinhosos...

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Notícias da Amazônia...

animesuasmensagens.net
Alô, 7º ano!


Tem notícias sobre a Amazônia na página Fique por dentro!
 Confiram!!!
Olhem também a página Recados do coração. Tem parabéns pra vocês...
Abraços carinhosos...

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O tema é... Desertificação no Sahel


Gente, conforme combinado, aqui está uma fonte de consulta sobre este triste problema ambiental que estamos discutindo em sala de aula.

equattoria.blogspot.com
Desertificação é o fenômeno que corresponde à transformação de uma área em um deserto. Esse termo tem sido muito utilizado para a perda da capacidade produtiva dos ecossistemas causada pela atividade humana. 
falandodegeografia.blogspot.com
O processo de desertificação ocorrido no continente africano acontece devido à ocupação humana em regiões de clima semi-árido, árido e sub-úmido. A população local, ainda com costumes bastante primitivos, utiliza a lenha como fonte de energia. Para isso, vem desmatando as estepes da região para a produção do carvão vegetal. Essa prática deixa o solo exposto, propício a se fragmentar pelo vento e água, por se tratar de um solo arenoso é facilmente dispersado, iniciando assim o processo de desertificação. Outro fator degradante é o pastoreio. O gado pisoteando o solo, torna-o infértil. Sem condições de plantar a população passa fome.

O caso mais evidente desse processo está ao sul do Saara em uma região chamada de Sahel, nessa região o problema cresce de forma assustadora, as causas são por ações, como vimos, são antrópicas. No Sahel acontece atualmente a migração de pessoas para outras áreas em decorrência desse problema ambiental. Em toda região adjacente ao deserto a destruição vegetal provoca assoreamento dos mananciais (rios, lagoas e lagos) e acelera o processo atingindo áreas que até então eram férteis. 

Para reduzir o avanço da desertificação são necessários, recursos financeiros, aplicação de tecnologias e vontade política, mas há um inconveniente, grande parte dos países africanos sofre sérios problemas financeiros, não conseguem sequer oferecer à sua população políticas sociais.


domingo, 11 de setembro de 2011

Resenha da viagem...

Gente,
O trabalho de campo ao Projeto Germinar foi fantástico!!! Os biomas estavam fielmente representados. Consegui me sentir no alto de uma montanha, na beira da praia, no planalto central e até no sertão nordestino. Sem contar que  a garotada da 614 e os rapazes da 714 estão de parabéns pelo envolvimento, participação e colaboração para que a viagem fosse tranquila e agradável. 
Que venham outros projetos como este!!!
Agora, vamos aguardar o relatório-poesia que a Biana irá produzir... Em breve estará neste espaço que é todo de vocês!
Valeu, galera!
Abraços carinhosos...

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Projeto Ver(de) Perto - Trabalho de Campo à Gerdau

Prepare-se, galera dos 7ºs e 8º anos...
Vem aí o nosso trabalho de Campo ao Projeto Germinar, da Gerdau. Vamos ver de pertinho a representação dos principais biomas brasileiros. Confira abaixo!

 # JUSTIFICATIVA:
   Biomas brasileiros é foco de estudo do 7º e 8º ano. Conhecer suas características, envolvendo fauna e flora, passa a ser uma necessidade cidadã, tendo em vista o modelo capitalista que impera no mundo globalizado, tendo sido priorizado o crescimento econômico em detrimento à preservação ambiental.
O projeto Ver(de) Perto nasce do desejo de conhecer a representação dos principais biomas brasileiros – o verde da nossa bandeira, já quase extinto e despertar nos alunos a consciência da sua preservação.
   Nesse contexto, está sendo proposto um trabalho de campo à Gerdau Açominas, siderúrgica que tem o compromisso com a educação ambiental de seus colaboradores e outros interessados, como escolas mineiras. A empresa desenvolve um programa de educação ambiental – GERMINAR com o objetivo de contribuir para a construção da cultura ambiental na região de influência da empresa.

# OBJETIVOS:
  • Conhecer in loco a representação dos principais biomas brasileiros, através de uma trilha de interpretação ambiental;
  • Desenvolver a consciência de preservação da flora e da fauna brasileira para que se possa atuar de forma responsável sobre o meio ambiente;
  • Ampliar conhecimentos sobre os quatro elementos da natureza: água, ar, solo e fogo;
  • Conhecer o lobo guará, uma espécie em extinção no Brasil;
  • Estabelecer diferenças e semelhanças entre os principais biomas analisados;
  • Reconhecer a riqueza da biodiversidade de cada  bioma analisado;
  • Resgatar o valor histórico  da estrada real – caminho percorrido pelos bandeirantes no processo de ocupação e povoamento do interior do país;
  • Compreender as transformações provocadas pela instalação de indústrias no espaço geográfico local;
  • Conhecer as ações de uma grande empresa siderúrgica transnacional: a Gerdau.
Vamos lá! Coloque na bagagem muita animação e vontade de aprender!
Quais são as suas expectativas para esta aula especial? 
axedorio.com
Toda viagem pedagógica vale a pena quando deixa recordações de bons momentos!Espero você!!!

domingo, 4 de setembro de 2011

O 6º ano dá dica de ecocidadania...

Confiram as poesias...


CUIDE DO PLANETA


priscilaengquimica.blogspot.com
Cuide do planeta
Pense no futuro
Faça do planeta um lugar seguro.
Das nascentes devemos cuidar,
Para um rio não secar
O assoreamento prevenir
E a mata ciliar
ajudar a reconstruir.
Se você pratica a mineração,
E arranca a mata ciliar
Acaba com os rios.
Em que podemos ajudar?
Como o mundo vamos melhorar?
Layla, Karine e Luis Gustavo - 626 - CECMG


SUSTENTABILIDADE


ecologiaurbana.com.br
Eu quero ter um bom futuro
Pensar no amanhã
Cuidar da natureza, do ar...
Eu quero ter um belo planeta
E você do meu lado
Não quero que ninguém morra intoxicado.
Temos que pensar no futuro
E ficar ligados na hora
É diferente 
Quando todos estamos juntos
Uns com os outros
A salva nosso planeta.
Vamos ser sustentáveis
Pensar na nossa vida
Cuidar dos rios, cuidar da natureza!
Barbara Marques e Jéssica Andiara - 626 - CECMG


Parabéns pela contribuição e pela consciência ambiental, galera!!!

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Geografia e poesia: parceria que dá certo!

Nossos estudos sobre o Centro-Oeste inspiraram a poetiza Quelzinha Bittencourt, da 624. Confiram!


O avião da nossa nação


Vocês já perceberam
eusoufadetaguatinga.com.br
Que Brasília tem a forma de um avião?
Aquele avião que é a capital brasileira,
Toda festeira,
Nada é em vão.
O celeiro do Brasil,
Que de plantação tem soja, milho e algodão.
Que também pratica a pecuária,
Aquela extensiva,
Que é a sua principal atividade econômica.
Sabe Brasília?
Onde fica a sede,
Que são tomadas as decisões federais?
Pra lembrar,
Ela fica no Centro-Oeste,
No Distrito Federal,
O avião da nossa nação.


Valeu, garota!!!